Concepciones de los maestros en formación de un programa del sur de Colombia sobre bebidas alcohólicas

Autores

  • Erika Bravo Fierro
  • Alex Fabián Trujillo Quizá
  • Jhon Fredy Castañeda-Gómez

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.13

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi estimar as concepções de 133 alunos de um programa de formação de professores em Ciências Naturais do primeiro, quarto e último semestres de formação acadêmica no sul da Colômbia, estabelecendo a relação entre o consumo de bebidas alcoólicas, a idade e o sexo dos jovens. Da mesma forma, pretendemos determinar as concepções anteriores dos alunos sobre a produção, composição e distribuição de bebidas alcoólicas, dado que, segundo o Observatório Colombiano de Drogas, o nível de consumo dessas bebidas pelos habitantes da cidade é de 34,18%, e há muito pouca alfabetização sobre isso. A técnica de coleta de dados, por meio de pesquisas semiestruturadas, permitiu determinar em campo a ordem de preferência e frequência no consumo de bebidas alcoólicas pesquisadas, bem como o pouco conhecimento que os futuros professores possuem sobre a origem, produção e composição. das bebidas alcoólicas que consomem. Concluiu-se que, apesar de os professores do último semestre terem uma formação sólida em química, não há diferenças significativas nas respostas destes com a dos professores na formação do primeiro semestre, indicando que é necessário alfabetizar cientificamente os futuros professores, pois são consumidores sem conhecimento científico sobre o assunto

Downloads

Publicado

11.08.2022

Como Citar

Bravo Fierro, E., Fabián Trujillo Quizá, A., & Fredy Castañeda-Gómez, J. (2022). Concepciones de los maestros en formación de un programa del sur de Colombia sobre bebidas alcohólicas . Revista Tecnia, 7(1). https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.13

Edição

Seção

Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde

Categorias