A Divulgação Científica de Bill Bryson e seu potencial para o Ensino de Ciências na obra “Corpo”

Autores

  • Francisco J. Simões Calaça Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Em seu novo livro, Corpo: um guia para usuários, publicado na Editora Doubleday, em 15 de outubro de 2019, o autor Bill Bryson traz, novamente, o brilhantismo, leveza, humor e impecabilidade na pesquisa científica que caracteriza seus trabalhos, notoriamente na área da Divulgação Científica. Bill Bryson nasceu em 08 de dezembro de 1951, na cidade de Des Moines, Iowa, Estados Unidos da América. Aos 22 anos, no ano de 1973, realizou uma expedição para a Inglaterra, país onde conheceu Cynthia Billen, com quem se casou, estabelecendo-se no país. Na Inglaterra, Bryson escreveu para vários jornais, como The Times e The Independent.

Biografia do Autor

Francisco J. Simões Calaça, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Ciências Ambientais no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/CCET) e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB). Tem graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás (Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, Anápolis). Desenvolve pesquisa com a diversidade taxonômica, ecológica e funcional de Fungos Coprófilos do Brasil Central, atuando principalmente com Ascomycota: Pezizales e Sordariales, onde pesquisa sobre os fatores bióticos e abióticos que modulam a ocorrência destas comunidades fúngicas, bem como seu potencial biotecnológico. Possui interesse e realiza pesquisas sobre Myxomycetes (Amoebozoa) fimícolas (padrões de distribuição e escolha de substratos). Atua também na área de Ilustração Científica (Botânica e Micológica, principalmente) e na Educação Básica (Ensino de Ciências e Biologia). Tem experiência nas áreas de Micologia Básica e Aplicada, especialmente em fungos coprófilos ‘lato sensu’ (Copromicologia), Macromicetos do Cerrado e Ensino de Ciências, principalmente em Ensino de Micologia para alunos do Ensino Médio e Superior. Atua no desenvolvimento de metodologias alternativas e materiais paradidáticos para o Ensino e Popularização da Ciência Micológica. Faz comunicação científica sobre Micologia para o grande público através de palestras e mídias sociais (Projeto Mykocosmos).

Referências

BRYSON, B. Breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRYSON, B. Em casa: breve história da vida doméstica. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BRYSON, B. Corpo: um guia para usuários. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 abr. 2020.

WHO (World Health Organization). Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 72. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331685/nCoVsitrep01Apr2020-eng.pdf. Acesso em: 1º abr. 2020.

Downloads

Publicado

30.06.2020

Como Citar

J. Simões Calaça, F. (2020). A Divulgação Científica de Bill Bryson e seu potencial para o Ensino de Ciências na obra “Corpo”. Revista Tecnia, 5(1), 245–250. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/990

Edição

Seção

Resenha