Jornalismo científico e ensino de ciências
aproximações e afastamentos
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.11Abstract
Nem sempre jornalistas se preocupam com o destino de suas produções. Raros jornalistas trabalham pensando no uso de suas produções na escola. Mas a presença de produções jornalísticas na sala de aula é cada vez maior. Em particular, o jornalismo científico apresenta particularidades educacionais que merecem ser destacadas. Esta pesquisa bibliográfica objetiva evidenciar pontos de aproximação e de afastamento entre o jornalismo científico e o ensino de ciências, buscando apontar aspectos comuns que possam ser aprofundados e explorar divergências que possam ser mitigadas, conciliadas ou superadas, com potencial de contribuir positivamente para as duas áreas. Este trabalho aponta que a trajetória histórica do jornalismo científico é compassada com a do ensino escolar de ciências. São indicadas e analisadas semelhanças e contrastes estruturais e sociais do jornalismo científico com implicações para a educação formal. Conclui-se que, para o benefício da educação em ciências, professores poderiam ser mais condescendentes com o jornalismo científico, reconhecendo que ele não é escrito para educar, mas para entreter e vender; e que jornalistas de ciência poderiam preocupar-se mais com a função social de sua produção, comprometendo-se com a educação para a cidadania