Empatia e identidade: a importância da perspectiva surda na obra Patinho Surdo, de Fabiano Rosa e Lodenir Karnopp
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.2089Keywords:
educação bilíngue, literatura surda, letramento literário, letramento visualAbstract
Este artigo tem como objetivo discutir a relevância do ensino da literatura surda no processo de alfabetização e letramento de crianças surdas e ouvintes. Nesse sentido, são feitas reflexões sobre empatia e identidade na importância da perspectiva surda a partir da leitura crítica da obra Patinho Surdo, de Fabiano Rosa e Lodenir Karnopp (2011), na qual são abordados tópicos referentes à literatura surda, ao letramento literário, linguístico e visual, bem como às formas pelas quais esses conceitos desempenham um papel significativo no processo de aquisição de linguagem e no desenvolvimento de habilidades de leitura. O estudo também tem como intuito refletir sobre a educação bilíngue e a importância da literatura surda no ensino-aprendizagem, analisar como os letramentos literário e visual ajudam as crianças a desenvolverem habilidades de leitura e mostrar o protagonismo e a representatividade encontrados na obra. Para ajudar a atingir esses objetivos, foi feita uma busca qualitativa e analítica de apoio teórico de autores que refletem sobre Educação Bilíngue, Formação de Professores, Letramento Literário, Letramento Visual e Literatura em Libras. Espera-se que este estudo acrescente conhecimentos capazes de auxiliarem futuros profissionais da educação no desenvolvimento de uma pedagogia apropriada à educação bilíngue Libras/Português. A análise da obra Patinho Surdo (Rosa; Karnopp, 2011) pode trazer exemplos de como a escolha metodológica adequada é útil na educação bilíngue, além de favorecer a reflexão sobre as relações de poder entre as línguas e o quão importante é ensinar princípios de recepção, diversidade, solidariedade e empatia às crianças bilíngues.
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