Um olhar epistemológico sobre o currículo para as Ciências da Natureza na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.07Abstract
O lento avanço da Educação Infantil no Brasil revela a constante necessidade de discussões sobre o
currículo da Educação Básica, justificada pela origem não formal e não pedagógica do atendimento
educacional às crianças pequenas. Objetivamos, neste estudo, direcionar um olhar epistemológico
sobre o currículo para as Ciências Naturais na Educação Infantil como documento normativo alinhado
à especificidade do trabalho educativo. Amparados em referenciais teóricos e em pesquisa
documental sobre as diretrizes para o ensino de Ciências, procurar-se-á lançar luz sobre temas
menos pacificados na interação do currículo e os conteúdos da disciplina na Educação Infantil, pois
percebemos sua essencialidade no desenvolvimento das crianças durante o ensino e aprendizagem
em Ciências da Natureza. As informações mediadas por inquérito semiestruturado e as concepções
de professores da Educação Infantil de uma Rede Pública de Ensino do estado do Paraná, realizado
em 2021, procurou conhecer a fundamentação teórica docente para fornecer clareza nas práticas
pedagógicas, especificamente a periodização do desenvolvimento infantil para alcançar os objetivos
pedagógicos propostos. À vista da discussão sobre essas informações, a pesquisa evidenciou o
currículo como instrumento base para o planejamento docente, sendo considerado um conjunto de
decisões que caracterizam o currículo em ações e um norte que direciona a prática pedagógica dos
professores. Assim, foi possível perceber que os professores reconhecem a relevância deste
documento para a efetivação da prática docente como um todo nessa etapa de ensino. Ressalta-se,
portanto, a importância de um trabalho pedagógico reflexivo e significativo, que seja voltado para o
desenvolvimento integral das crianças pequenas.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2023 Revista Tecnia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.