Modelagem e controle de frenagem regenerativa em motor brushless DC
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.2190Palavras-chave:
Frenagem regenerativa, motor brushless, driver bidirecionalResumo
A crescente emissão de poluentes por veículos com motores à combustão representa um desao signicativo, impulsionando a busca por soluções sustentáveis, como o incentivo da adoção de veículos elétricos para locomoção urbana. Contudo, uma problemática desse tipo de veículo é a limitação de autonomia e uma das abordagens estudadas é a implementação da frenagem regenerativa, que tem por objetivo converter energia cinética em elétrica para recarregar a bateria. Nesse contexto a proposta deste trabalho é desenvolver um driver de controle bidirecional de energia, voltado para o acionamento e a frenagem regenerativa de um motor brushless. Para isso, foi realizada uma análise dos métodos de acionamento e de frenagem e dos métodos de controle aplicáveis ao motor brushless, assim como estudo de topologias do circuito conversor. A metodologia incluiu a modelagem, simulação e implementação prática do sistema de controle, e para validação foram realizados testes experimentais, como o seguimento de referência xa, variável e com velocidade variável. Os resultados obtidos demonstraram que a abordagem de modelo e de controlador adotados atendem os requisitos de desempenho estabelecidos, apresentando estabilidade em diversas faixas de operação.
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