Modelagem e controle de frenagem regenerativa em motor brushless DC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.2190

Palavras-chave:

Frenagem regenerativa, motor brushless, driver bidirecional

Resumo

A crescente emissão de poluentes por veículos com motores à combustão representa um desao signicativo, impulsionando a busca por soluções sustentáveis, como o incentivo da adoção de veículos elétricos para locomoção urbana. Contudo, uma problemática desse tipo de veículo é a limitação de autonomia e uma das abordagens estudadas é a implementação da frenagem regenerativa, que tem por objetivo converter energia cinética em elétrica para recarregar a bateria. Nesse contexto a proposta deste trabalho é desenvolver um driver de controle bidirecional de energia, voltado para o acionamento e a frenagem regenerativa de um motor brushless. Para isso, foi realizada uma análise dos métodos de acionamento e de frenagem e dos métodos de controle aplicáveis ao motor brushless, assim como estudo de topologias do circuito conversor. A metodologia incluiu a modelagem, simulação e implementação prática do sistema de controle, e para validação foram realizados testes experimentais, como o seguimento de referência xa, variável e com velocidade variável. Os resultados obtidos demonstraram que a abordagem de modelo e de controlador adotados atendem os requisitos de desempenho estabelecidos, apresentando estabilidade em diversas faixas de operação.

Biografia do Autor

Jacson Rodrigo Dreher, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologia em Eletrônica, especialização em Automação e Informática Industrial e mestrado em Engenharia Elétrica na área de processamento de energia pela UTF-PR. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência.

Vinícius Berndsen Peccin, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Professor efetivo da coordenação de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Santa Catarina. É Doutor e Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduou-se em Engenharia de Controle e Automação pela mesma universidade. Atualmente, dedica-se a pesquisa de sistemas de controle de processos com ênfase em controle preditivo, otimização e modelagem de sistemas dinâmicos. 

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Publicado

26.11.2025

Como Citar

Andreatta, G., Rodrigo Dreher, J., & Berndsen Peccin, V. (2025). Modelagem e controle de frenagem regenerativa em motor brushless DC. Revista Tecnia, 10(2), 22. https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i2.2190

Edição

Seção

Engenharias

Categorias