Metodologias ativas e as tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de ciências: um mapeamento sistemático da literatura
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.09Keywords:
Metodologias ativas; Tecnologias digitais; Ensino de Ciências.Abstract
O presente artigo tem por objetivo identificar as potencialidades e desafios da utilização das Metodologias Ativas aliadas às tecnologias digitais como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza. Para tal, valeu-se da metodologia do Mapeamento Sistemático da Literatura realizada a partir das bases de dados: Periódicos CAPES, da Base Digital de Teses e Dissertações num recorte temporal de 2019 a 2021. Após a etapa de filtragem composta por critérios de inclusão e exclusão, e breve leitura dos trabalhos, obteve-se um total de 11 trabalhos selecionados. Os resultados apontam a existência de um movimento por parte de professores e pesquisadores, ainda que não muito expressivo, em relação à utilização das metodologias ativas somadas às TDIC em seus processos de ensino e aprendizagem. Contudo, pode-se observar a grande diversidade de metodologias ativas e tecnologias digitais que alicerçam a implementação das pesquisas apresentadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).