A HISTÓRIA MEDIEVAL VISTA DE CIMA

IMAGENS DOS GRUPOS POPULARES EM AGE OF EMPIRES IV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1156

Palavras-chave:

Idade Média, Gameficação, Age of Empires, história vista de baixo, camponeses medievais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as representações dos grupos populares presentes na obra neomedieval Age of Empires IV (2021). A partir da abordagem da história vista de baixo, utilizaremos o método de análise de gameficação proposto por Raul Busarello, combinado com as reflexões historiográficas de Felpe Augusto Ribeiro, de modo a compreender como os camponeses são apresentados mecanicamente e dentro da narrativa do jogo. O trabalho consiste de uma apresentação dos aspectos da jogabilidade de Age of Empires IV e a função do aldeão dentro da sociedade representada no jogo, assim como uma análise das campanhas dos Ingleses e dos Franceses. A narrativa encontra a mecânica: como tomamos o lugar de um comandante feudal, o discurso histórico também se aproxima das narrativas tradicionais e elitistas do medievo, de modo a se apresentar como uma “história vista de cima”. Os camponeses, quando a favor de seus governantes, são vistos como heróis e patriotas, e quando revoltosos são perpetuadores do caos.

Biografia do Autor

Bruno Marconi da Costa, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Efetivo de História Antiga e Medieval do Departamento de Ciências Sociais (DECIS) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ) desde 2018 (Bolsista CAPES). Mestre em História Comparada pela mesma instituição desde 2013 (Bolsista CAPES). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Foi professor da rede privada e pública de ensino básico, possui experiência em curso superior (UNIGRANRIO e UNIVAP) e realizou parte do doutorado na Universidade de Coimbra com uma bolsa de estágio de doutorado no exterior financiada pela FAPERJ. Foi Professor Substituto de História Medieval da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ) nos períodos 2019/1 e 2019/2 e Professor Substituto de História Antiga e Medieval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos períodos 2023/1 e 2023/2. Atualmente ocupa a posição de vice-líder o Laboratório de Estudos e Pesquisas em História Antiga, Medieval e da Arte (LEPHAMA).Pesquisa a Idade Média Portuguesa, com ênfase em História Urbana. Sua investigação de doutorado teve como objeto a atividade política dos trabalhadores urbanos de Lisboa entre os séculos XIII e XIV, sob a perspectiva de uma História Vista de Baixo. 

Referências

ALBUQUERQUE, M. C. Por trás da Capa e da Espada: O Neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939-1940), de Hal Foster. Dissertação de Mestrado, UFPel. Pelotas, 2019.

ANTUNES, J. RODRIGUES, E. S. J. "Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação". Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, 2022. p. 1-22.

ARRUDA, E. P. Jogos digitais e aprendizagens: o jogo Age of Empires III desenvolve ideias e raciocínios históricos nos jogadores? Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

BASCHET, Jerôme. "Introdução: Por que se interessar pela Europa Medieval?". In: A Civilização Feudal: do Ano 1000 à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p. 23-46.

BELLO, Robson Scarassati. O Videogame como representação histórica: Narrativa, Espaço e Jogabilidade, em Assassin's Creed (2007-2015). Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGHS-USP. São Paulo: USP, 2016.

BENJAMIN, W. Magia e Técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BUSARELLO, R. I. “Fundamentos da gamificação na geração e na mediação do conhecimento”. In: SANTAELLA, L.; NESTERIUK S.; FAVA, F. (Eds.). Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018, p. 115-126.

CHALLET, Vincent. "Peasant's revolts memories: damnatio memoriae or hidden memories?" In: DOLEZALOVÁ, Lucie. The making of Memory in the Middle Ages. Leiden: Brill, 2009.

COHN, Samuel K. Popular Protest in Late Medieval Europe. Manchester: Manchester University Press. 2004

COHN, Samuel K. Lust for Liberty - The politics of social revolt in medieval europe, 1200-1425. Massachusetts: Harvard University Press, 2006.

COSTA, R. "Revoltas camponesas na Idade Média - 1358: a violência da Jacquerie na visão de Jean Froissart (1337-1405). In: CHEVITARESE, André (org.). O campesinato na História. Rio de Janeiro: Relume Dumará / FAPERJ, 2002, p. 97-115. Disponível em: https://www.ricardocosta.com/artigo/revoltas-camponesas-na-idade-media-1358-violencia-da-jacquerie-na-visao-de-jean-froissart. Acesso em: 22/10/2023.

DUBY, Georges. As Três Ordens e o imaginário do Feudalismo. Lisboa: Estampa, 1994.

ELLIOT, Andrew B. R., KAPELL, Matthew Wilhelm. "Introduction: To Build a Past That Will 'Stand the Test of Time' - Discovering Historical Facts, Assembling Historical Narratives." In: ELLIOT, Andrew B. R., KAPELL, Matthew Wilhelm (editors). Playing with the Past - Digital Games and the Simulation of History. New York: Bloomsbury, 2013. p. 1-30.

EVANGELISTA, Jean Lucio Santos et. al. "Utilização do jogo para PC 'Age of Empires' como ferramenta didática para aulas de História Antiga. In: Revista Semiárido De Visu, v.2, n.3, p.338-346, 2012.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. "Introdução: O (pré)conceito de Idade Média". In: Idade Média: O nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 9-20.

FROISSART, Jean. Crónicas. Madrid: Siruela, 1988.

GEARY, P. O Mito das Nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005.

GUERRA, Luiz Felipe Anchieta. "Neomedievalismo político no Brasil contemporâneo". In: BERTARELLI, Maria Eugênia; BIRRO, Renan Marques & PORTO JUNIOR, João Batista da Silva (orgs.). Medievalismos em olhares e construções narrativas, v. 1. Ananindeua (Pará): Itacaúnas, 2021.

GUIMARÃES, M. L. "Jean Froissart". In: SOUZA, Guilherme Queiroz de, NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa (org.) Dicionário: cem fragmentos biográficos. Goiânia: Tempestiva, 2020. p. 539-546.

HILTON, Rodney. Bond Men Made Free - Medieval Peasant Movements and the English Rising of 1381. New York: Routledge. 2003.

LANZIERI JÚNIOR, C. Cavaleiros de cola, papel e plástico: sobre os usos do passado medieval na contemporaneidade. Campinas: D7, 2021.

LE GOFF, Jacques. "Tornar-se Medievalista". In: Em busca da Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 15-50.

LIMA, Douglas Mota Xavier. "A Idade Média nos livros didáticos". In: VIANNA, Luciano José (org). A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na educação básica do século XXI - Experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. p. 394-415.

MATULEF, J. Age of Empires 4 revealed with Relic at the helm. In: Eurogamer. 22 de Agosto de 2017. Disponível em: https://www.eurogamer.net/age-of-empires-4-revealed-with-relic-at-the-helm. Acesso em: 22/10/2023.

MOBERLY, K., MOBERLY, B. “For your labor I will give you treasure enough: Labor and the Third-Estate in Medieval-Themed Role-Playing Games”. In: ROBINSON, Carol L.; CLEMENTS, Pamela. Neomedievalism in the media: essays on films, television and electronic games. New York: The Edwin Mellen Press, 2012. p. 307-338.

MOLLAT, Michel et WOLFF, Phillipe. Ongles bleus, Jacques et Ciompi - Les révolutions populaires en Europe aux XIVe et XVe Siècles. Paris: Flammarion. 1993.

PACHÁ, P. Por que a extrema direita brasileira ama a Idade Média européia. In: Portal Viomundo. 05/04/2019. Disponível em: https://www.viomundo.com.br/politica/paulo-pacha-por-que-a-extrema-direita-brasileira-ama-a-idade-media-europeia.html. Acesso em 22/10/2023.

PERRY, D. M. "What to do When Your Video Game Gets Co-opted by Neo-Nazis". In: One Zero. 22 de Maio de 2020. https://onezero.medium.com/what-to-do-when-your-video-game-gets-co-opted-by-neo-nazis-193880841495. Acesso em: 22/10/2023.

RELIC ENTERTAINMENT INC. Age of Empires IV. [Microsoft Windows, XBox]. Jogo digital dirigido por Adam Isgreen e Quinn Duffy, distribuído por Microsoft. 2021.

RIBEIRO, F. A. "Impérios, Castelos e Guerras, Muitas Guerras: A 'Idade Média' em Ação nos Videogames (1999-2019). In: VARGAS, Lorena da Silva (org.) Medievalismo: A Idade Média nos imaginários moderno e contemporâneo. Curitiba: Appris, 2021. p. 303-324.

RIBEIRO, F. A. "Brasil (Neo)Medieval: Idiossincrasias de um uso do passado". In: Blog do Polo Interdisciplinar de Estudos do Medievo e da Antiguidade (POIEMA-UFPEL), 2022. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/poiema/texto-brasil-neomedieval-idiossincrasias-de-um-uso-do-passado/#_ftn1. Acesso em 10/04/2024.

ROSA, João Victor. Videogames e ensino de história: aspectos práticos no uso didático. Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGHS-USP. São Paulo: USP, 2020.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UNB, 2010.

SALVATI, A. J., BULLINGER, J. M. "Selective authenticity and the playable past". In: KAPELL, Matthew Wilhem, ELLIOTT, Andrew B. R. Playing with the Past: Digital Games and the Simulation of History. New York: Bloomsbury, 2013. p. 153-163.

SCHUT, K. "Strategy Games". In: WOLF, M. J. P. Encyclopedia of Video Games - The Culture, Technology, and Art of Gaming. Santa Barbara: ABC-CLIO, LLC. 2021. p. 1000-1003.

SILVA, Cristiani Bereta da. Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes. In: Antíteses, vol. 3, n. 6, jul.-dez. de 2010, pp. 925-946.

SILVA, Marcelo Cândido da. "Introdução". In: História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019. p. 7-14.

SILVEIRA, Aline Dias. História Global da Idade Média: Estudos e propostas epistemológicas. Roda da Fortuna. Revista Eletrônica sobre Antiguidade e Medievo, 2019, Volume 8, Número 2, pp. 210-236.

SOLÓRZANO TELECHEA, Jesus Ángel; HAEMERS, Jelle. “Los grupos populares en las ciudades de la Europa Medieval: reflexiones en torno a un concepto de historia social”. In: BOLUMBURU, Beatriz Arízaga; HAEMERS, Jelle; SOLORZANO TELECHEA, Jesús Ángel. Los grupos populares en la ciudad medieval europea. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 2014. p. 17-52.

STEPHENS, G. R. "A note on William of Cassingham". Speculum, vol 16, no. 2, Apr, 1941. p. 216-223.

WENDOVER, Roger de. The Flowers of History (Flores Historiarum). Edited by Henry G. Hewlett. Volume 2. London: Eyre and Spottiswoode, 1887.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Marconi da Costa, B. (2024). A HISTÓRIA MEDIEVAL VISTA DE CIMA: IMAGENS DOS GRUPOS POPULARES EM AGE OF EMPIRES IV. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 76–102. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1156