DO 2.5D PARA O 2D: ESTUDO DAS ADAPTAÇÕES DE JOGOS DE LUTA PROFISSIONAIS PARA M.U.G.E.N.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.949

Palavras-chave:

M.U.G.E.N., Mortal Kombat, Dragon Ball, Street Fighter, Dragão

Resumo

A indústria de videogames é, atualmente, uma das mais ricas do ponto de vista financeiro, e um jogo precisa de um grande investimento inicial por parte dos estúdios para ser iniciado, terminado e comercializado. Paralelo a essa atividade existe uma série de desenvolvedores, entre eles os especializados na Engine de jogos de luta M.U.G.E.N., que transportam conteúdos de muitos jogos desenvolvidos para uma engines que trabalham em 2 dimensões (2D). Selecionamos para o nosso estudo 3 grandes jogos de luta (2.5D) que foram adaptados para o M.U.G.E.N.: Street Fighter IV, Dragon Ball Figtherz e Mortal Kombat (IX, X e XI), que possuem equivalentes na versão M.U.G.E.N.. A partir das categorias introdução, cenário e estágios, que são os elementos comuns a todos os 6 jogos, realizamos uma comparação, selecionados de acordo com a temática do dragão, que é comum a todas as franquias.

Biografia do Autor

Ricardo Cortez Lopes, Faculdade CMB

Ricardo Cortez Lopes (Porto Alegre, Brasil, 1987) é um professor, sociólogo, historiador, comunicador e pesquisador brasileiro. Licenciado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com proeminentes estudos sobre as ressignificações da Modernidade Primeira em diferentes historicidades e culturas. É o criador da Teoria dos Contextos Representativos e da ciência chamada Represontologia, que estuda a composição e o comportamento das representações. Um dos fundadores do periódico Colirium - Revista de Estudos Representacionais e Represontologia.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et Simulation. Paris: Galilée, 1981.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Florianópolis: UFSC, 2011

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 1982

LATOUR, Bruno. La science en action. Paris: Pandore, 1990.

LEMOS, Lúcia de Paiva. Os quatro dragões. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design)-Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

LOPES, Ricardo Cortez. Darth Vader e Evil Ryu: uma teorização sobre a venda da alma na ficcção com base em Nietzche. In: MARTINEZ, L. Yana; L.; REBELLO, Lucia Sá; LOPES, Ricardo Cortez; Atuações midiáticas: metamorfoses e diálogos. Catú: Bordô Grená, 2021.

LOPES, Ricardo Cortez. Devoção Católica parodiada: Libertadade religiosa e culto imanente. . Caminhos(UCG. IMPRESSO), v. 16, p. 1-27, 2018.

LOPES, Ricardo Cortez; MARTINEZ, L. Yana L. ; BOFF, Alan. S. . Reflexão Sociológica Sobre A Edição De Vídeos: Recriações De Mídias Oitentistas Cavaleiros Do Zodíaco E Dragon Ball Z Pelo Estilo Poop Yt. Revista Acadêmica Alcides Maya, v. 4, p. 14-38, 2022.

LOPES, Ricardo Cortez. Construindo Contextos: Uma contribuição sociológica para compreender a relação indivíduo e sociedade. Curitiba: Viseu, 2019.

LOPES, Ricardo Cortez. Repraesontologia: fundamentos da ciência das representações. São Paulo: UICLAP, 2024.

LOPES, Ricardo Cortez. Ressignificações do videogame Mortal Kombat no software M.U.G.E.N.. GETS, v. 2, n.2, p. 4,p. 2019.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Lopes, R. C. (2024). DO 2.5D PARA O 2D: ESTUDO DAS ADAPTAÇÕES DE JOGOS DE LUTA PROFISSIONAIS PARA M.U.G.E.N. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 133–164. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.949