DO 2.5D PARA O 2D: ESTUDO DAS ADAPTAÇÕES DE JOGOS DE LUTA PROFISSIONAIS PARA M.U.G.E.N.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.949

Keywords:

M.U.G.E.N., Mortal Kombat, Dragon Ball, Street Fighter, Dragão

Abstract

A indústria de videogames é, atualmente, uma das mais ricas do ponto de vista financeiro, e um jogo precisa de um grande investimento inicial por parte dos estúdios para ser iniciado, terminado e comercializado. Paralelo a essa atividade existe uma série de desenvolvedores, entre eles os especializados na Engine de jogos de luta M.U.G.E.N., que transportam conteúdos de muitos jogos desenvolvidos para uma engines que trabalham em 2 dimensões (2D). Selecionamos para o nosso estudo 3 grandes jogos de luta (2.5D) que foram adaptados para o M.U.G.E.N.: Street Fighter IV, Dragon Ball Figtherz e Mortal Kombat (IX, X e XI), que possuem equivalentes na versão M.U.G.E.N.. A partir das categorias introdução, cenário e estágios, que são os elementos comuns a todos os 6 jogos, realizamos uma comparação, selecionados de acordo com a temática do dragão, que é comum a todas as franquias.

Author Biography

Ricardo Cortez Lopes, Faculdade CMB

Ricardo Cortez Lopes (Porto Alegre, Brasil, 1987) é um professor, sociólogo, historiador, comunicador e pesquisador brasileiro. Licenciado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com proeminentes estudos sobre as ressignificações da Modernidade Primeira em diferentes historicidades e culturas. É o criador da Teoria dos Contextos Representativos e da ciência chamada Represontologia, que estuda a composição e o comportamento das representações. Um dos fundadores do periódico Colirium - Revista de Estudos Representacionais e Represontologia.

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Published

2024-08-26

How to Cite

Lopes, R. C. (2024). DO 2.5D PARA O 2D: ESTUDO DAS ADAPTAÇÕES DE JOGOS DE LUTA PROFISSIONAIS PARA M.U.G.E.N. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 133–164. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.949