“OUTRO UNIVERSO, OUTRO PODER”:

REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA E MITOLÓGICA NO JRPG MANDINGA: A TALE OF BANZO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1475

Palavras-chave:

jogos eletrônicos, videogames, JRPG

Resumo

O RPG eletrônico é um marco fundamental da história dos videogames. A representação, desde as primeiras criações inspiradas em Dungeons & Dragons até o estabelecimento de seus subgêneros, é permeada por influências culturais e estilos estabelecidos por franquias desde os anos 1980. Sua influência ao longo das décadas permitiu que diversos desenvolvedores e fãs tivessem a oportunidade de criar seus próprios jogos, alinhados a ideias inovadoras baseadas em mecânicas já estabelecidas no gênero. Este trabalho, embasado nas discussões e pesquisas propostas pelo campo de pesquisa do Game Studies, analisa o jogo histórico brasileiro Mandiga: A Tale of Banzo. A premissa defendida é que, respaldado em suas claras inspirações, Mandinga pertence ao subgênero do JRPG, com representações históricas e mitológicas pertinentes para um olhar mais cuidadoso e analítico dos historiadores. 

Biografia do Autor

Weber Albuquerque Neiva Filho, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em Ensino de História pela Universidade Estadual do Maranhão/Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST). Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (UNINTER). Graduado em História pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em História das Religiões (NEIHR/UEMASUL). Membro pesquisador do grupo Jogos e Educação (CNPQ/UFCG).

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Albuquerque Neiva Filho, W. (2024). “OUTRO UNIVERSO, OUTRO PODER”: : REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA E MITOLÓGICA NO JRPG MANDINGA: A TALE OF BANZO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 51–75. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1475