Gestão de óleo lubrificante usado e suas embalagens na cidade de Nampula – Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.10Abstract
O óleo lubrificante automóvel é um combustível bastante utilizado na sociedade atual. Porém, o descarte inadequado do óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) e suas embalagens, não biodegradáveis, apresenta um grande risco para o meio ambiente e à saúde pública. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa explicativa do tipo estudo de caso, baseando-se na observação, questionário e entrevista com objetivo de analisar o modelo de gestão de OLUC e suas embalagens, nos postos de abastecimento de combustível e oficinas mecânicas da cidade de Nampula. Constatou-se que apesar dos envolvidos mostrarem conhecimentos sobre o impacto ambiental do descarte inadequado de OLUC e suas embalagens, continuam sendo expostos a estes riscos. Conclui-se que o modelo de gestão de OLUC e suas embalagens na cidade de Nampula é deficiente, ao não atender as especificações para o descarte de resíduos perigosos, plasmado na lei do ambiental moçambicana.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).