Panorama do uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto didático

Autores/as

  • Kátia Gonçalves Morais moraisbio03@gmail.com
  • Creuza Ferreira Rodrigues creuzaferreira.r@gmail.com
  • Lílian Amaral de Carvalho lilian.carvalho@ifmg.edu.br

DOI:

10.56762/tecnia.v7i2.08

Resumen

Os REA (Recursos Educacionais Abertos) são definidos como materiais educacionais digitais disponibilizados em domínios públicos, de forma livre e aberta, podendo ser utilizados e adaptados por outras pessoas. A proposta desse referente estudo apresenta uma pesquisa sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) por docentes. O contexto didático da pesquisa incluiu 71 professores, de 25 a 70 anos, com períodos de docência entre 1 e 30 anos, com titulações variáveis de graduação a pós-doutorado. Os dados foram obtidos através de um questionário investigativo virtual divulgado por plataformas digitais, sendo estas: Whatsapp, Instagram, Telegram, Facebook e e-mail. As respostas dos docentes foram analisadas com o objetivo de averiguar o conhecimento do conceito e os respectivos usos dos REA no planejamento e desenvolvimento de aulas dos docentes entrevistados. Os resultados mostraram pouco conhecimento e uso dos REA e de suas plataformas, mesmo os entrevistados tendo a opinião de que o uso dos REAs pode auxiliar na melhoria da aula e do nível de conhecimento dos docentes. Também foi observada certa dificuldade na identificação do tipo de licença dos arquivos, o que ocasiona o receio (e o perigo) de estarem cometendo plágio.

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Publicado

2023-07-14

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Cómo citar

GONÇALVES MORAIS, Kátia; FERREIRA RODRIGUES, Creuza; AMARAL DE CARVALHO, Lílian. Panorama do uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto didático. Revista Tecnia, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 147–166, 2023. DOI: 10.56762/tecnia.v7i2.08. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/23. Acesso em: 24 dic. 2025.

Número

Sección

Educação e Ensino

Categorías