TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DO GOVERNO LULA (2023-2024)
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2681Palavras-chave:
Formação Docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Políticas Públicas de Educação, Política Nacional de Educação Digital, Estratégia Nacional de Escolas ConectadasResumo
O texto parte do pressuposto de que a educação brasileira se tornou um campo de disputas em torno das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e analisa as recentes políticas educacionais que tratam do tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza teórica e exploratória, do tipo documental, com ênfase no direcionamento da formação e atuação docente. Conclui-se que nos dois primeiros anos do Governo Lula III, houve pouca definição sobre a formação dos professores para uso das TDIC, inclusive para atendimento ao componente de Educação Digital. Posto isto, espera-se que o estudo colabore para a compreensão das dinâmicas de poder e interesses na implementação das TDIC e auxilie em novas pesquisas sobre os desafios da formação docente.
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