Diálogos na EJA:

a construção do sentido em aulas de leitura e escrita

Autores

  • Ramísio Vieira de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Leitura e escrita, Construção de sentidos, Relações dialógicas

Resumo

Este artigo surge de experiências com a perspectiva dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin e o Círculo no ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Almeida (2008, 2013), estudiosa da teoria bakhtiniana, afirma que a leitura é uma construção de sentido que acontece por meio da interação entre leitor/autor/texto e nunca fora dela. Neste estudo, busca-se apresentar experiências dialógicas de construção do sentido da leitura e da escrita de poemas no Ciclo III da EJA. Ancoramo-nos em Bakhtin (2015), Almeida (2013) e Sobral (2009). A pesquisa foi realizada em duas turmas da EJA de uma escola municipal de João Pessoa (PB). O corpus é formado por observações realizadas pelo professor/pesquisador, por algumas imagens coletadas em momentos do processo de ensino-aprendizagem e por 23 poemas produzidos pelos alunos. Os resultados revelam a importância das estratégias dos atos de ler e escrever, como também das vozes presentes na relação entre aluno/professor, aluno/aluno e aluno/texto. Portanto, a construção do sentido nas aulas de ler e escrever acontece por meio da interação dialógica entre os sujeitos da sala de aula. Esperamos que a pesquisa contribua com o ensino de língua portuguesa na educação básica e com pesquisas desenvolvidas na área de linguística.

Biografia do Autor

Ramísio Vieira de Souza , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Linguística- Proling- UFPB. Mestre em Linguística- Proling- UFPB. Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB, habilitação em Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e vernáculas (DLCV- UFPB) e especialista em Ciência da Linguagem com ênfase no ensino de Língua Portuguesa / Pós- Graduação lato sensu a Distância UAB/CAPES/UFPBVirtual. Participou de grupos de estudos e pesquisas na área de leitura e interação na sala de aula, quando Pesquisador Bolsista/PIBIC-CNPq. Membro da Comissão Própria de Avaliação dos Curso da UFPB- CPA- AVALIES, Portaria R/GR/N° 928. Estagiário do projeto Apoio Pedagógico às Atividades de Leitura, Escrita e Matemática desenvolvidas por Alunos do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa. É membro do grupo de pesquisa Linguagem, Enunciação e Interação - GPLEI. Atualmente, é professor efetivo do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria de Fátima Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Letras (1979), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (1983), Mestrado Em Letras (1988) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB (2013). É professora Titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, é membro do Programa de Linguística / PROLING atuando na área de Teoria Linguística, Linguagem e Ensino, na linha Discurso e Sociedade, participando principalmente no campo da: linguagem, discurso e leitura. É líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Enunciação e Interação/GPLEI. Participa de pesquisas na área de formação docente e desenvolve pesquisas na perspectiva da concepção dialógica da linguagem. Atualmente integra o grupo de Estudos Bakhtinianos da ANPOLL, do PIBIC e PIBID/UFPB.

Referências

ALMEIDA, Maria de Fátima. As multifaces da leitura: a construção dos modos de ler. Graphos, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 65-80, 2008.

______. O desafio de ler e escrever: experiências com a formação docente. João Pessoa: Ideia, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: proposta preliminar – 2ª versão revisada. Brasília: MEC, 2016.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

Downloads

Publicado

20.06.2018

Como Citar

Vieira de Souza , R., & de Fátima Almeida, M. (2018). Diálogos na EJA:: a construção do sentido em aulas de leitura e escrita. Revista Tecnia, 3(1), 109–123. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/904

Edição

Seção

Educação e Ensino