Hipertexto e gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa
e a formação de professores?
Palavras-chave:
Formação de professores, Leitura, Escrita, Hipertexto, Gêneros digitaisResumo
O uso da tecnologia na atualidade modifica comportamentos, modos de vida e de produção e também traz profundas mudanças estruturais ao texto, diante da mescla de linguagens no espaço do hipertexto. Tal reconfiguração das formas de linguagem provocou a ressignificação e o deslocamento dos sujeitos autor e leitor no contexto da cibercultura. Diante de tantas mudanças, pergunta-se: está a escola preparada para trabalhar com novas formas de leitura e escrita? Os recursos e ferramentas oferecidos na web têm tido lugar nas aulas de Língua Portuguesa? Estão os professores preparados para lidar pedagogicamente com eles? Tendo tais questionamentos como mote de nossa pesquisa em andamento, nós nos propomos a refletir neste artigo sobre o uso pedagógico da tecnologia e sobre o trabalho com o hipertexto e gêneros digitais nas aulas de língua materna, com foco na formação de professores. Com esta pesquisa, que se desdobra em três frentes, pretendemos investigar como se dá a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Letras em funcionamento na cidade de Salvador (BA), buscando verificar se os cursos selecionados têm em suas grades curriculares disciplinas que abordem especificamente as relações entre língua e tecnologia, hipertexto e gêneros digitais. A hipótese de que esses elementos têm ainda ficado excluídos das instâncias de formação vem sendo confirmada pelos dados já obtidos e resultados preliminares, que serão objeto de análise e reflexão neste trabalho.
Referências
ARAÚJO, J. C. R. de; COSTA, N. Momentos interativos de um chat
aberto: a composição do gênero. In: ARAÚJO, J. C. (Org.). Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: EDUNESP, 1998.
HILGERT, J. G. A construção do texto “falado” por escrito: a conversação na internet. In: PRETI, D. (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas: FFLCH/USP, 2000.
JOHNSON-EILOLA, J. Reading and Writing in Hypertext: Vertigo and Euphoria. In: SELFE, C. L.; HILLIGOSS, S. (Eds). Literacy and computers: the complications of teaching and learning with technology. New York: Modern Language Association, 1994. p. 195-219.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. C. I. Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PINHEIRO, R. C. Estratégias de leitura para a compreensão de hipertextos. In: ARAÚJO, J. C.; BIASI-RODRIGUES, B. (Org.). Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
ROJO, R. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtine multiletramentos. In: ROJO, R. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento digital. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 fev. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.