ENTRE O MONSTRO E O ÍCONE
O FILME QUE INCOMODOU DEMAIS PARA SER ESQUECIDO
DOI:
10.59616/cehd.v3i9.2731Palavras-chave:
Corpo político, Cinema mainstream, Freaks, Midnight movies, Tod BrowningResumo
Este artigo analisa Freaks (1932), de Tod Browning, banido e exibido no circuito exploitation, mais tarde adotado pelas sessões dos Midnight Movies, na década de 1970. Em diálogo com Umberto Eco, Carlo Ginzburg, Rita Segato, Bernd Herzogenrath e Jasbir Puar, a análise articula estética e política para mostrar como o filme expõe os limites da norma, revelando a formação de um imaginário cinematográfico estadunidense vinculado à representação de corpos dissidentes. O estudo acompanha sua reinterpretação nos Midnight Movies e sua influência sobre John Waters, Jim Sharman, David Lynch e Tim Burton, evidenciando permanências e rupturas de um imaginário que atravessou as fronteiras entre o marginal e o mainstream.
Referências
ABBADE, Mario (org.). John Waters – o papa do trash. 1. ed. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2012.
AMERICAN FILM INSTITUTE. Freaks. AFI Catalog of Feature Films. Los Angeles: American Film Institute, 20 fev. 1932. Disponível em: https://catalog.afi.com/Catalog/moviedetails/3996. Acesso em: 8 ago. 2025.
ASAC – Archivio Storico della Biennale di Venezia. Scheda film: Freaks. Partecipazione alla Retrospettiva Nascita del film sonoro negli Stati Uniti d’America (1926-1932), 23. Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica, Venezia, 1962. Disponível em: https://asac.labiennale.org/attivita/cinema/9339. Acesso em: 20 ago. 2025.
BOWE, Brian J. The Ramones’ Leave Home. New York: Continuum, 2007. 128 p.
BROOMER, Stephen et al. Edgar G. Ulmer: Detour on Poverty Row. Bloomsbury Publishing USA, 2008.
BROWNING, Tod. Freaks. Direção: Tod Browning. Intérpretes: Wallace Ford; Leila Hyams; Olga Baclanova. Produção: Metro-Goldwyn-Mayer. [S.l.]: Magnus Opus Collection, 2004. 1 DVD (62 min), son., p&b.
CHEMERS, Michael Mark; SANTANA, Analola. Freak Inheritance: Eugenics and Extraordinary Bodies in Performance. Oxford University Press, 2024.
ECO, Umberto. História da feiura. Tradução de Eliana Aguiar. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2022.
FEMALE TROUBLE. Direção: John Waters. Produção: Dreamland. Estados Unidos: Dreamland Studios, 1974. 1 filme (89 min), son., color.
FERNANDES, Thiago Spíndola Motta. A subversão da (hetero) normatividade no cinema americano: uma análise a partir de Freaks e The Rocky Horror Picture Show. Indisciplinar, v. 3, n. 4, p. 234-251, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/indisciplinar/article/view/33417>. Acesso em: 16 ago. 2025.
GAINES, Donna. Why the Ramones Matter. University of Texas Press, 2018.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. Tradução de Federico Carotti, Joana Angélica d’Avila Melo e João Castañon Guimarães. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GREINER, Christine. Corpos crip: instaurar estranhezas para existir. Ilustrado por Thany Sanchez. São Paulo: n-1 edições, 2023.
HAWKINS, Joan. Let the Sweet Juices Flow: WR and Midnight-Movie Culture. In: SCHAEFER, Eric (org.). Sex Scene: Media and the Sexual Revolution. Durham: Duke University Press, 2014. p. 145-168.
HERZOGENRATH, B. The films of Tod Browning. London: Black Dog Publishing, 2006.
INTERNET MOVIE DATABASE (IMDb). Edward Scissorhands. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0099487/>. Acesso em: 19 ago. 2025.
INTERNET MOVIE DATABASE (IMDb). Eraserhead. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0074486/>. Acesso em: 21 ago. 2025.
INTERNET MOVIE DATABASE (IMDb). Freaks. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0022913/>. Acesso em: 19 ago. 2025.
INTERNET MOVIE DATABASE (IMDb). Pink Flamingos. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0069089/>. Acesso em: 21 ago. 2025.
INTERNET MOVIE DATABASE (IMDb). The Rocky Horror Picture Show. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0073629/>. Acesso em: 21 ago. 2025.
JAMESON, Fredric. Signatures of the Visible. New York: Routledge, 1992.
LUNA, Sabrina Tenório. Loucos anos 70: a trilogia trash. In: ABBADE, Mário (org.). John Waters – O papa do Trash. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2012. p. 20-22.
MARTIN, Richard. The architecture of David Lynch. London; New York: Bloomsbury Academic, 2014.
NEWMAN, Michael Z. Indie: an American film culture. Columbia University Press, 2011.
OLSON, Greg. David Lynch: beautiful dark. Bloomsbury Publishing PLC, 2008.
RAMONES. Leave home. Intérprete: Ramones. Sire Records, 1977. 1 disco sonoro.
SCHAEFER, Eric (org.). Sex Scene: media and the sexual revolution. Durham: Duke University Press, 2014.
SEGATO, Rita. Cenas de um pensamento incômodo: gênero, cárcere e cultura em uma visão decolonial. Tradução de Ayelén Medail et al. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
SUÁREZ, Pablo. Pesadilla americana: el cine de David Lynch. 1. ed., 1. reimp. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Cuarto Menguante Ediciones, 2019. 160 p.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1 pdf downloads: 0