FORMAÇÃO DO CINEMA DOCUMENTÁRIO NO BRASIL E SUPER-8 NO MARANHÃO (1950-1980)

Autores

DOI:

10.59616/cehd.v2i9.2749

Palavras-chave:

Bitola Super-8, Imperialismo norte-americano, Cinema nacional

Resumo

O presente trabalho pretende traçar a história do cinema nacional, especialmente documentário, no Brasil e no Maranhão, colocando os diversos desafios enfrentados pelo cinema documentário brasileiro frente ao imperialismo norte-americano, no âmbito externo, e burguesia no âmbito interno, considerando que o cinema brasileiro só se torna eminentemente nacional, ideológica e discursivamente, a partir do Cinema Novo. Nesse sentido, argumentamos que, enquanto o movimento citado funda o cinema definitivamente nacional, a bitola Super-8, enquanto continua as características ideológicas do cinema nacional, expande suas fronteiras geográficas Brasil adentro, democratizando o acesso ao fazer-cinema em todo o Brasil.

Biografia do Autor

Lucas Victor Quaresma Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Tecnico em Artes Visuais pelo IFMA. Experiência como bolsista PIBIC/FAPEMA e PIBIC/CNPq com planos de trabalho relacionados à luta pela terra no Maranhão usando fontes impressas e audiovisuais, respectivamente. Atuei, por último, como estagiário no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, nas funções de Historiador e Mediador Cultural. Trabalho, paralelamente, como documentarista, fotógrafo e escritor de artigos de opinião em jornais.

Márcia Milena Galdez Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense(2015), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Possui Pós-Doutorado em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. É professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Maranhão, vinculada ao Programa de Pós Graduação em História, ao Curso de graduação em História e ao Departamento de História e Geografia desta IES.Tem experiência na área de História e Antropologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: História e Memória, História Agrária, Historia das migrações e do trabalho, História das Religiosidades, Ensino de História, História Indigena.. É associada à ANPUH ( Associação Nacional de Profissionais de História), vinculada ao GT História Rural e associada à ABHO (Associação Brasileira de História Oral) e vice-coordenadora do NEHISLIN (Núcleo de Estudos em Historiografia e Linguagens).Membro da Diretoria da ANPUH-MA e Representante da ABHO Nordeste no Biênio 2022-2024 É Editora Chefe da Revista História Oral e da Revista Outros Tempos (Qualis A-3,. .Atualmente è Coordenadora do Curso de Especialização em Museologia (EAD) pela UEMANET e da Licenciatura Intercultural Indígena (PROETNOS/PARFOR).

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Publicado

2025-11-21

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Como Citar

Barbosa, L. V. Q., & Ferreira, M. M. G. (2025). FORMAÇÃO DO CINEMA DOCUMENTÁRIO NO BRASIL E SUPER-8 NO MARANHÃO (1950-1980). Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 231–249. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2749

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