COLONIALISMO DE DADOS E A REPRODUÇÃO DE COLONIALIDADE: OPACIDADE COMO FATOR CHAVE

opacity as a key factor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.234

Palavras-chave:

Colonialismo de dados, Colonialidade, Opacidade

Resumo

A questão norteadora foi compreender como a opacidade ganhou centralidade estratégica na reprodução de colonialidade nas relações sujeito e cultura digital. Desvelar o fator da opacidade pode conscientizar aos sujeitos quanto aos perigos que permeiam as relações: os custos e os ganhos no entreguismo dos dados pessoais e que revelam nossos gostos, preferências e escolhas. Almejamos compartilhar discussões do campo da Ciência da Informação e outros afins, incidindo luz e levantando questionamentos sobre a colonialidade na cultura digital. Buscamos uma revisão de literatura lúcida na perspectiva decolonial, inclusive trazendo exemplos da operabilidade velada da colonialidade por meio da opacidade.

Biografia do Autor

Mardochée Ogécime, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/PPGCI/UFMG, 2021), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

Gonçalves, P. P., & Ogécime, M. (2023). COLONIALISMO DE DADOS E A REPRODUÇÃO DE COLONIALIDADE: OPACIDADE COMO FATOR CHAVE: opacity as a key factor. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 69–86. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.234