COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E A INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE TEOTÉRICA E ESPECULATIVA
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.261Keywords:
Competência em Informação, Transformação social, Inclusão Digital, Informação, Melhoria da qualidade de vidaAbstract
O trabalho visa analisar as relações teóricas e empíricas entre a Competência em Informação e Inclusão Digital. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e quantitativa, caracterizada pelas pesquisas bibliográfica e descritiva. A partir da análise de conteúdo, quantificaram-se os artigos científicos existentes nas bases de dados BRAPCI, SCOPUS e SCiELO, no período de 2017 a 2021, que apresentam em sua estrutura os termos Competência em Informação e Inclusão Digital. Quanto aos resultados parciais, constata-se que, até o momento, tem-se uma tímida produção científica que retrata a relação entre tais variáveis, provavelmente, devido ao baixo índice de discussão sobre a aplicabilidade da Competência em Informação no processo de Inclusão Digital, com vista à melhoria da qualidade de vida e atuação da população, sobretudo, mais vulneráveis, junto à sociedade. Conclui-se que, de certo modo, a corrida pela construção de uma Sociedade da Informação no Brasil, ocorrida nos 2000, continua em processo, necessitando frisar que a Inclusão Digital não pode ser compreendida apenas como sinônimo de instalações e uso de computadores pela população de baixa renda, e sim, como um instrumento aplicado ao desenvolvimento político, econômico, cultural e informacional, potencializando, portanto, a capacidade de criticidade sobre a realidade social em que o indivíduo está inserido, no sentido de construir para sua transformação social, outra narrativa informacional.
References
ALAVAREZ-FLOREZ, E. P. Uso crítico e seguro de tecnologias digitais por professores universitários. Forma. Univ, vol. 14, n.1, pp.33-44. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062021000100033. Acesso em: 02 jun. 2021.
ALMEIDA, M. F. P. J. Democracia online e o problema da exclusão digital. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 30, p. 93-113, jul. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/41269/30388. Acesso em: 29 jun. 2021.
ARAÚJO, A. C. de.; CARVALHO, M. E. P. de.; OVENS, A. P. KNIJNIK, J. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 43, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YfhtDWwDktL7PJYwVYqNz3n/?lang=pt. Acesso em: 02 jun. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação: das origens às tendências. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.30, n.4, p.1-28, out./dez. 2020.
BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. (Orgs.). Competência em informação: das reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013.
BORGES, L. C.; OLINTO, G. Competência em informação como categoria de análise ético-política da desigualdade social. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. Anais... Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/192114. Acesso em: 02 jun. 2021.
CÂMARA, M. A. Telecentros como instrumento de inclusão digital: Perspectiva Comparada em Minas Gerais, Minas Gerais, BH. 2005. Tese de doutorado – Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2005.
CUBILLOS, D.; SILVA, A. S. C. da. Inclusão digital: sistema de engrenagens. Liinc em Revista,v. 5, n.1, 2009. Disponível em:http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/295/2022. Acesso em:15 mai. 2021.
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LUCAS, M; MOREIRA, A; COSTA , N. Quadro europeu de referência para a competência digital: subsídios para a sua compreensão e desenvolvimento. Observatorio (OBS*) Journal, (2017), 181-198. Disponível em: 6d7e5ccdd32333fdda5c6376a042752fefaf.pdf (semanticscholar.org). Acesso em: 15 mai. 2021.
MACHADO, A. M. F; SANTOS, T. C. M. dos; ARAÚJO, R. F. de. Inclusão digital e competência informacional no contexto da alfabetização em séries INICIAIS. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 1, n. 2, p. 32-41, maio/ago. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/marci/Downloads/1321-6072-1-PB%20(2).pdf. Acesso em:02 jun. 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MEDEIROS NETO, B.; PASSARELLI, B. Uma perspectiva para interseção e união de conceitos e contributos: inclusão digital, competência em informação e literacias digitais. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/104777. Acesso em: 02 jun. 2021.
NEMER, D. Tecnologia do Oprimido: desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil. Vitória: Editora Milfontes, 2021. Disponível em: https://editoramilfontes.com.br/acervo/Tecnologia_do_oprimido.pdf. Acesso em: 06 jul. 2021.
OBALLE, V. R. R.; VITE, A. Z.; CHINGA, R. J. Competências digitais em uma universidade pública peruana. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/search?q=Compet%C3%AAncias%20digitais%20em%20uma%20universidade%20p%C3%BAblica%20peruana&sort=relevance&page=2&pdf=true. Acesso em: Acesso em: 02 jun. 2021.
SÁNCHEZ, A. C.; ROMERO, C. S.; HERNÁNDEZ, J. F. C. Nuevos modelos tecnopedagógicos. Competencia digital de los alumnos universitários. Revista Electrónica de Investigación Educativa, vol. 19, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/redie/v19n1/1607-4041-redie-19-01-00001-a.pdf. Acesso em: Acesso em: 31 jul. 2021.
SILVA, A. G.; OLINTO, G. Tecnologías de la información y comunicación, competencia en información e inclusión social en la biblioteca pública: un estudio en la biblioteca parque de manguinhos. Revista Interamericana de Bibliotecología (Colombia), v. 38, n. 3, p. 201-212, 2015. DOI: 10.17533/udea.rib.v38n3a05. Acesso em: 02 jun. 2021.
SILVA, H. P. da, JAMBEIRO, O., LIMA, J. B. de,; BRANDÃO, M. A. (2005). Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência Da Informação, 34(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/R75CxrQRQsGM8fyGCwgjZKD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jun. 2021.
SILVEIRA, S. A. da. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. Disponível em: Soft 1c (fpabramo.org.br). Acesso em: 30 abr. 2022.
SILVEIRA, S. A. da. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. Disponível em: Soft 1c (fpabramo.org.br). Acesso em: 30 abr. 2022.
SORJ, B. brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora; Brasília, DF: Unesco, 2003. Disponível em: 134613 por.pdf. Acesso em: jul. 2008.
TAKAHASHI, Tadao. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em: file:///C:/Users/marcio/Downloads/Livro%20Verde.pdf . Acesso em: 31 jul. 2021.
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência em informação: bases históricas e conceituais, construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130- 141, set./dez., 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a09.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
VITORINO, E. V.; RIGHETTO, G. G.; PACKER, C. R. P. P. Competência em informação de idosos. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 17, n. 2019, 1903. DOI: 10.20396/rdbci.v17i0.8655804. Acesso em: 02 jun. 2021.