SECOND LIFE E METAVERSO: SEMELHANÇAS, DIFERENÇAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.608

Keywords:

Second Life, Metaverso, Aceleração, Fluxo, Tecnologia

Abstract

The present research aims to analyze the significant influences of Second Life in the construction and development of cyberspaces, known today as metaverses, as well as to investigate the distinctive characteristics and underlying technologies of its main successors: Decentraland, The Sandbox, and Upland. These interactive virtual environments are gaining increasing prominence in contemporary society as new forms of communication medium. Understanding these influences and analyzing the differences and similarities among these platforms is essential to gain a prospective view of the future and comprehend their implications in social acceleration and flow, factors that have contributed to the emergence of a tired society, with individuals simultaneously exhausted and highly efficient and productive

Author Biographies

Rafael Diogo Rossetti, PUCSP

Professor da FIAP no curso de Desenvolvimento de Jogos nas disciplinas de Midias de Interatividade, Start Up, Entretenimento e Novas Tecnologias, Professor na FECAP no curso de Inteligência Artificial na disciplina de Introdução a Inteligência Artificial, Professor na PUC no curso técnico de Gamification, foi Vice-Lider de Pesquisa da Marinha do Brasil atuando no Laboratório de Simulação e Cenários da Escola de Guerra Naval, foi Diretor de Ciência e Tecnologia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo, foi fundador da LAB VR - Experiências Avançadas em Realidade Virtual, Sócio fundador da MESSIER Data & Creative desde 2014, Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com foco em METAVERSO na PUC, Mestre em Desenvolvimento de jogos na PUC, Mestre em Negócios Internacionais pela UCES, na Argentina, MBA pela FIAP em Inteligencia Artificial e Machine Learning, MBA pela Fundação Santo André em Mercado Financeiro e de Capitais, MBA em Gestão de Pessoas, Cursos de Aprimoramento Corporativo pela Escola Itaú de Negócios, Fundação Getúlio Vargas, Saint Paul Escola de Negócios, ESPM e Massachusetts Institute of Technology, graduado em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência profissional em Gerenciamento e Investimentos Financeiros em empresa financeira de grande porte, com ênfase em Administração, Economia e Mercado de Capitais atuando no segmento de alta renda com gerenciamento de carteiras e riscos. Profissional especialista em: Game Design, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Jogos, UX, Negociação, Análises de Investimentos, Empreendedorismo, Marketing, Estatística, Matemática Financeira, Producer, Branded Content, Digital Environment e Soluções para Promo & Activations. Tem experiência em workshops e eventos nacionais e Internacionais do mercado de Jogos, passando por EUA, França, Israel, Indonesia, Japão e Canada, faz parte da banca examinadora da FIAP já foi palestrante na NASA, C2 Montreal, MCSIS Lisboa e diversos outros eventos nacionais.

Daniel Couto Gatti, PUC-SP

Sou Doutor em Educação Matemática (PUC-SP - 2009), Mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP - 2002) e Graduado em Ciência da Computação (PUC-SP - 1995). Atuo como Professor Assistente Doutor na PUC-SP, sou Diretor Adjunto da Faculdade Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da PUC-SP, Aulas na graduação: Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design, Jogos Digitais, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil. Aulas na Pós-graduação TIDD. Conselheiro no CEPE (Conselho de Ensino e Pesquisa), CF (Conselho da Faculdade FCET). Atuo como Professor no Centro Universitário Belas Artes. Aulas nos cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS EAD) e Jogos Digitais.Sou Associado Sênior na BMI (Blue Management Institute), atuando como HEAD de Infraestrutura e Arquitetura.Interesses em Modelagem de Software, Aprendizagem de Programação, Desenvolvimento de Jogos, Gamificação, Smart Cities, IoT, Realidades Virtuais e Aumentadas, Empreendedorismo E Metaverso.Autor do Livro: Sociedade Informacional e o An/Alfabetismo Digital: relações entre Comunicação, Computação e Internet (2005) 

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Published

2023-11-27

How to Cite

Rossetti, R. D., & Gatti, D. C. (2023). SECOND LIFE E METAVERSO: SEMELHANÇAS, DIFERENÇAS, OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03). https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.608