Futebol, negros e o varguismo: a construção da identidade nacional e a questão racial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.65

Palavras-chave:

Racismo, Futebol, Representação, Brasilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o texto Foot-ball Mulato publicado em 1938, pelo sociólogo Gilberto Freyre. A publicação tem como tema a história dos negros no futebol brasileiro. Desse modo, buscamos compreender como a construção da narrativa está relacionada ao período em que foi produzida, com o intuito de entender como tais histórias têm potencial para colaborar com a ideia de democracia racial. A análise das narrativas é feita a partir da categoria de representação, a qual foi utilizada para perceber como os textos criam representações acerca do jogador negro e como essas imagens criadas foram expostas nas narrativas. Além disso, tentamos notar como o autor produz narrativas a respeito de uma brasilidade que tem função de afirmar o Brasil enquanto um país democrático racialmente.

Biografia do Autor

Maycon Emílio Vicente Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Suas pesquisas se inserem dentro da linha três do Programa: Poder, Linguagens e Instituições. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. (2021) Atualmente concentra pesquisas nas áreas de História da Cidade, Memória e Oralidade, assim como nos seguintes temas: História Afro-Brasileira, História do Brasil, do Futebol e da Imprensa no Brasil no século XX. Graduado em História-Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Tem experiências na área de História pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-História), cujo eixo articulador é a Educação para as relações étnico-raciais (2015-2016) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Bolsista do PIBID/Subprojeto História (2016) na Universidade Federal de Ouro Preto. Realizou estágios no Museu de Arte e Ofícios (MAO) com planejamento e mediação de visitas guiadas (2016), e na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) como monitor de ações educativas em escolas e na Galeria de Arte Nello Nuno (2017).

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Alves, M. E. V. (2023). Futebol, negros e o varguismo: a construção da identidade nacional e a questão racial. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 145–164. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.65

Edição

Seção

Artigos