Matrix, metaverso e educação: estamos transcedendo para novos cenários formativos e digitais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.83

Palavras-chave:

Metaverso, Cultura digital, Educação

Resumo

A tecnologia no contexto educacional é inegável e irreversível, assim como a vida humana, revelando diversos desafios na passagem do tempo. À vista disso, o artigo objetiva, a partir do compilado da história da internet, abordar os avanços tecnológicos até a ideia de metaverso, propagado como uma evolução da internet, possibilidade que discorre ser o futuro da humanidade, e tendo em conta o clássico Matrix (1999) como estratégia contextual e convergência da cultura digital. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, bem como o desenho descritivo e exploratório na incursão de “como [o] metaverso se insere na educação”. Reitera-se que, mais que uma compreensão de uma tecnologia na educação, é preciso caminhar na discussão de modelos para conhecimentos multidimensionais em estado transitório.

Biografia do Autor

Ana Pâmela Guimarâes Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Educação na Amazônia /PGEDA (Polo UFT). Mestre em Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Especialista em Coordenação Pedagógica (Ufopa). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (Ufpa). Atualmente é professor consultor nível II da Universidade Paulista no Curso de Pedagogia e técnica administrativa em educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicação.Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, e Aprendizagem em Práticas Educacionais Abertas. E membro dos Grupos de Pesquisas: Oficinas em Cibercultura ( Officiber) e Rede Internacional de Escolas Criativas ( Riec).

Doriedson Alves de Almeida, Universidade Federal do Oested do Pará

Doutor em Educação pelo PPGE - FACED-UFBA (2011); Mestre em Educação PPGE/UFES(2004). Bacharel em Ciências Contábeis pela FACEC - Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (1991); Pós-graduado em Informática aplicada à educação pela PUC-MG, Engenharia da Informação e Orientação em EAD pela UFES. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE do ICED-UFOPA e no Centro de Formação Interdisciplinar - CFI - UFOPA. Atua como consultor em projetos para uso das TIC em processos de ensino e aprendizagem, gestão em educação e serviço público. Áreas de interesse: Educação; tecnologias de informação e comunicação; cibercultura; políticas públicas; softwares livres; inclusão social e digital; radiodifusão livre e comunitária

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Guimarâes Pereira, A. P., & Alves de Almeida, D. (2023). Matrix, metaverso e educação: estamos transcedendo para novos cenários formativos e digitais?. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 67–90. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.83

Edição

Seção

Artigos