VIÉS DE GÊNERO EM ALGORITMOS DE RECOMENDAÇÃO POLÍTICA
IMPACTOS NA EXPOSIÇÃO SELETIVA, FORMAÇÃO DE OPINIÃO E ENGAJAMENTO POLÍTICO FEMININO EM PLATAFORMAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.1653Palavras-chave:
Viés de gênero, Algoritmos de recomendação, Exposição seletiva, Desigualdade, Política digitalResumo
A presente pesquisa investiga o viés de gênero em algoritmos de recomendação política e examina como esses algoritmos podem reproduzir ou amplificar desigualdades de gênero, influenciando a formação de opinião e engajamento político das pessoas. Com base em uma revisão da literatura existente, a pesquisa mostra que esses algoritmos podem levar a uma exposição seletiva a informações políticas com base no gênero, afetando percepções, atitudes e comportamentos políticos. Os resultados sugerem que os algoritmos perpetuam as disparidades de gênero no acesso a informações políticas, contribuindo para a sub-representação política feminina.
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