Educação formal e patrimônio cultural: o ensino da história em escolas de educação básica no estado do Tocantins

Autores

DOI:

10.59616/conehd.v1i01.184

Palavras-chave:

Ensino, História, Cultura, Preservação, Arqueologia

Resumo

O presente artigo apresenta uma síntese do trabalho desenvolvido sob a égide de contribuir com o processo ensino-aprendizagem da disciplina de História em escolas de educação básica, a partir da pesquisa arqueológica em Miracema do Tocantins e Lajeado, no Estado de Tocantins, que sustentada pela metodologia da educação patrimonial objetivou subsidiar professores quanto a importância dos sítios arqueológicos identificados e das diferentes dimensões culturais do contexto regional, na perspectiva da apropriação pelos alunos e consequente valorização/preservação pela sociedade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Camara Zimmermann, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1987), Curso de Aperfeiçoamento em Arqueologia Pré-Histórica e Curso de Especialização em Pré-História Brasileira pelo Instituto de Arqueologia Brasileira; Mestrado em História Social com área de concentração em Arqueologia Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutor em Ciência da Educação pela Universidad Americana (2014). Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Patrimônio Histórico/Cultural e Arqueologia, com ênfase em Assentamentos Pre-Ceramistas e Ceramista. Foi professor/pesquisador e coordenador do Núcleo Tocantinense de Arqueologia -NUTA da Fundação Universidade do Tocantins por 23 anos. É concursado como Professor adjunto III, no curso de História do Campus Universitário de Porto Nacional da Fundação Universidade Federal do Tocantins, foi cedido para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, exercendo o cargo de Superintendente no Estado do Tocantins de 2017 a 2020. Atualmente em atividade na UFT como professor e coordenador do Laboratório de Arqueologia Pre-histórica /Histórica e Educação Patrimonial - LAPHIS. Possui atuação nas áreas de Arqueologia de contrato e Arqueologia acadêmica, pesquisas e trabalhos de extensão em Educação Patrimonial.

Downloads

Publicado

2023-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 763     PDF downloads: 250

Como Citar

CAMARA ZIMMERMANN, Marcos Aurélio. Educação formal e patrimônio cultural: o ensino da história em escolas de educação básica no estado do Tocantins. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 222–230, 2023. DOI: 10.59616/conehd.v1i01.184. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/184. Acesso em: 15 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.