FELIPA MARIA ARANHA
O DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO EDUCACIONAL INSPIRADO EM UMA GUERREIRA QUILOMBOLA DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1155Palavras-chave:
Dispositivo, Felipa Maria Aranha, Pesquisa-formaçãoResumo
Este artigo descreve a criação de um jogo digital educativo, alinhado à pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2019), com estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Heriberto Barroso Aragão, na Vila de Juaba, a aproximadamente 25km de Cametá (PA). Para superar dificuldades de infraestrutura e incentivar os participantes, usamos o software gratuito Clickteam Fusion 2.5 e a história de Felipa Maria Aranha, líder quilombola do baixo Tocantins, Pará. Nosso objetivo é formar e problematizar, de forma lúdica, criativa e didática, a história do quilombo do Mola, pouco conhecida pelos estudantes da região, e integrar jogos digitais ao campo educacional. Como resultado, os agentes sociais da pesquisa-formação constroem conhecimentos em diferentes aspectos com os jogos digitais.