INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PESQUISA EM HISTÓRIA MEDIEVAL

APLICAÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

Palavras-chave:

História Medieval, Inteligência Artificial, Humanidades Digitais, Fontes Históricas, Epistemologia

Resumo

Este artigo analisa a integração da Inteligência Artificial (IA) na pesquisa medieval como um evento epistemológico que reconfigura práticas historiográficas. Argumenta-se que a opacidade algorítmica (“caixa-preta”) da IA gera uma “crise de justificação”, desafiando o raciocínio tradicional do historiador. A análise de aplicações como o Reconhecimento de Texto Manuscrito (HTR) e a Análise de Redes Sociais (SNA) evidencia a necessidade de uma nova “crítica das fontes 2.0”, que avalie tanto o documento quanto o processo computacional. Conclui-se que o ofício do historiador se expande: o pesquisador deve se tornar um “crítico do instrumento”, aplicando o rigor hermenêutico à própria tecnologia para garantir uma historiografia digital reflexiva e relevante.

Biografia do Autor

Saymon da Silva Siqueira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pesquisa em História Medieval Ibérica no grupo de pesquisa "Península Ibérica: da Antiguidade Tardia à Reconquista". Possui Mestrado em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e especialização em Metodologias do Ensino de História pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduado em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Foi bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Possui experiência como professor de Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Adriana Vidotte, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em História [Assis] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Idade Média e História Ibérica.

Referências

AGUILAR, J.; et al. Multilingual Named Entity Recognition for Medieval Manuscripts. In: Proceedings of the 3rd workshop on language technologies for historical and ancient languages (LT4HALA 2022), Marseille, 2022. p. 261-274.

AOUINTI, F.; EYHARABIDE, V.; FRESQUET, X.; BILLIET, F. Illumination detection in IIIF medieval manuscripts using deep learning. Digital Medievalist, v. 15, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://journal.digitalmedievalist.org/article/id/8073/. Acesso em: 18 ago. 2025.

BEATRICE, C. The challenges of HTR model training. Journal of Data Mining and Digital Humanities, 2023.

BIRNBAUM, D. J.; BONDE, S.; KESTEMONT, M. The Digital Middle Ages: An Introduction. Speculum, v. 92, n. S1, p. S1-S38, out. 2017. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/full/10.1086/694236. Acesso em 18 ago. 2025.

BRASIL, E. História digital: reflexões a partir da hemeroteca digital. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 33, n. 69, p. 531-551, 2020. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/79933. Acesso em: 18 ago. 2025.

BUCHNEA, E.; ELSANH, Z. Historical social network analysis: Advancing new directions for international business research. Journal of World Business, v. 57, n. 5, 2022.Acesso em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S096959312200018X. Acessoe m: 18 ago. 2025.

BURRELL, J. How the machine “thinks”: Understanding opacity in machine learning algorithms. Big Data & Society, v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2053951715622512. Acesso em: 18 ago. 2025.

CHASTANG, P.; AGUILAR, S. T.; TANNIER, X. A named entity recognition model for medieval Latin charters. DHQ: Digital Humanities Quarterly, v. 15, n. 4, 2021.Disponível em: https://orbilu.uni.lu/bitstream/10993/59645/1/000574.pdf. Acesso em: 18 ago. 2025.

CLAVERT, F. Sur trois textes: épistémologie de l'histoire et Humanités numériques. L'histoire contemporaine à l'ère numérique, 20 dez. 2013. Disponível em: https://histnum.hypotheses.org/1968. Acesso em: 04 ago. 2025.

COLETTO, G. M. On Making in the Digital Humanities: A study of digital-born scholarly outputs. Tese (Doutorado em Digital Humanities) – University College London, Londres, 2021. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10166341/1/On-making-in-the-digital-humanities.pdf. Acesso em: 18 ago. 2025.

CRYMBLE, A. Technology and the Historian: Transformations in the Digital Age. Urbana: University of Illinois Press, 2021.

DE LANGHE, L.; DE CLERCQ, O.; HOSTE, V. Unsupervised Authorship Attribution for Medieval Latin using Transformer-Based Embeddings. In: Proceedings of the third workshop on language technologies for historical and ancient languages (lt4hala) @ lrec-coling-2024, Turin, 2024. p. 57-64.

DE VALERIOLA, S. A network approach to medieval documents: the heterogeneity of relationships. Digital Medievalist, v. 15, 2022. Disponível em: https://journal.digitalmedievalist.org/article/id/8070/. Acesso em: 18 ago. 2025.

DHAR, P. The carbon impact of artificial intelligence. Nature Machine Intelligence, v. 2, n. 8, p. 423–425, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s42256-020-0219-9. Acesso em: 18 ago. 2025.

D'IGNAZIO, C.; KLEIN, L. F. Data Feminism. Cambridge, MA: MIT Press, 2020.

EHRMANN, M.; et al. Named Entity Recognition, Linking, and Discovery in Historical Documents and Settings: A Survey. ACM Computing Surveys, 2023.

FICKERS, A. The Annales School and the Digital Turn. In: ZAAGSMA, G. (ed.). History in the Digital Age. Berlin: De Gruyter Oldenbourg, 2021. p. 15-32.

FINNEMANN, N. O. Digital humanities and networked digital media. MedieKultur: Journal of media and communication research, v. 30, n. 57, p. 94-114, 2014. Disponível em: https://www.mediekultur.dk/article/view/15592. Acesso em: 18 ago. 2025.

GOLD, M. K. (ed.). Debates in the Digital Humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012.

GONÇALVES, M. The hermeneutic problem posed by digital humanities. Revista de Teoria da História, v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/70880. Acesso em: 18 ago. 2025.

GUPTA, A.; HU, Y.; MA, J.; LI, M. AI’s excessive water consumption threatens to drown out its benefits. United Nations Sustainable Development Group, 2024.

HOCKEY, S. The History of Humanities Computing. In: SCHREIBMAN, S.; SIEMENS, R.; UNSWORTH, J. (ed.). A Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell, 2004. p. 3-19.

KEMMAN, M. Trading Zones of Digital History. Berlin; Boston: De Gruyter, 2021.

MADI, B. et al. Automated dating of medieval manuscripts with a new dataset. In: MOUCHÈRE, H.; ZHU, A. (ed.). Document Analysis and Recognition – ICDAR 2024 Workshops. Cham: Springer, 2024.

MILLIGAN, I. History in the Age of Abundance? How the Web Is Transforming Historical Research. Montreal; Kingston: McGill-Queen's University Press, 2019.

NAWIYANTO; HANDAYANI, S. A.; Salindri, D. Annales School of History: Its Origins, Development and contributions. IOSR Journal of Humanities and Social Science, v. 27, n. 5, p. 39-45, 2022. Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.27-Issue5/Ser-8/G2705083945.pdf. Acesso em: 18 ago. 2025.

MÜHLBERGER, G.; et al. Transforming scholarship in the archives through handwriting text recognition: Transkribus as a case study. Journal of Documentation, v. 75, n. 5, p. 954-976, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/jd/article/75/5/954/206914/Transforming-scholarship-in-the-archives-through. Acesso em: 18 ago. 2025.

NYHAN, J.; ORTOLJA-BAIRD, A. Data is never raw: ethics and biases in digital cultural heritage collections. Science Museum Group Blog, 20 jun. 2023.

PASQUALE, F. The Black Box Society: The Secret Algorithms that Control Money and Information. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2015.

SANTOS, G. N. Por uma história digital: o ofício do historiador na era da internet. Tempo e Argumento, v. 13, n. 31, 2021.

SCHREIBMAN, S.; SIEMENS, R.; UNSWORTH, J. (ed.). A Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell, 2004.

SOMMERSCHIELD, Thea; ASSAEL, Yannis; PAVLOPOULOS, John; STEFANAK, Vanessa; SENIOR, Andrew; DYER, Chris; BODEL, John; PRAG, Jonathan; ANDROUTSOPOULOS, Ion; DE FREITAS, Nando. Machine learning for ancient languages: a survey. Computational Linguistics, Cambridge, MA, v. 49, n. 3, p. 703-747, set. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1162/coli_a_00481. Acesso em: 18 ago. 2025.

STUTZMANN, D. et al. Integrated DH. Rationale of the HORAE Research Project. In: ADHO - 2019 “COMPLEXITIES”, Utrecht, 2019.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Uma História Conectada do Mediterrâneo Medieval – Objetivos. [2025]. Disponível em: https://sites.usp.br/historiaconectada/objetivos/. Acesso em: 04 ago. 2025.

ZBÍRAL, D.; SIKK, K.; SHAW, R. L. J. Bridging Digital History Methods and Source Criticism: A Research Agenda for the Study of Inquisition Records. Acta Historica Tallinnensia, v. 31, n. 1, p. 46-72, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.3176/hist.2025.1.02. Acesso em: 18 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Siqueira, S. da S., & Vidotte, A. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PESQUISA EM HISTÓRIA MEDIEVAL: APLICAÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 235–250. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2269

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.