ESTRATÉGIAS NARRATIVAS EM UM UNIVERSO TRANSMIDIÁTICO, UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM MORGANA DE LEAGUE OF LEGENDS

Autores

DOI:

10.59616/cehd.v3i9.2751

Palavras-chave:

Transmídia, Narrativa, League of Legends, Morgana, Mídias

Resumo

O presente artigo analisa a personagem Morgana, do universo ficcional de League of Legends, sob a perspectiva das narrativas transmidiáticas. A investigação parte da noção de storyworld e das dimensões midiáticas propostas por Martinez, articulando teoria e prática para compreender como a personagem é construída e reconfigurada em diferentes mídias — jogo-base, histórias em quadrinhos, cinemáticas, contos literários e jogos derivados. A partir de uma abordagem qualitativa e analítico-interpretativa, examinam-se as especificidades narrativas, estéticas e estruturais que contribuem para a ampliação e o aprofundamento da identidade de Morgana, revelando-a como figura de complexa dualidade moral e simbólica. Os resultados indicam que a trajetória transmidiática da personagem fortalece a coesão e a profundidade ontológica do universo de Runeterra, ao mesmo tempo em que exemplifica o potencial do transmedia storytelling como estratégia de expansão narrativa e de engajamento estético e emocional.

Biografia do Autor

Euller Ochoa Duarte, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Estudante de Letras Português e Espanhol. Busco ampliar meu conhecimento academico, por meio de pesquisas e imersão constante na area, contrinuindo para o campo acadêmico e promovemento o conhecimento linguístico e cultural 

Lis Yana De Lima Martinez, FURG

Professora do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora e Mestre em Estudos de Literatura pela linha de pesquisa Teoria, Crítica e Comparatismo do Programa de Pós-graduação em Letras Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Literatura Contemporânea pelo Centro Universitário UniDomBosco. Sua pesquisa se concentra em estudos sobre Midialidade,Videointeratividade, Intermidialidade e Convergências, especialmente em temáticas que envolvem Literatura, Cinema e Video Games. Seu nome é citado, preferencialmente, como MARTINEZ, L.

Referências

BOBANY, Arthur. Video game arte. Teresópolis: Novas Ideias, 2007.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.

JUUL, Jesper. Half-Real: videogames entre regras reais e mundos ficcionais. São Paulo: Blucher, 2019.

LARIAN STUDIOS. Baldur’s gate 3. Disponível em: https://baldursgate3.game/. Acesso em: 29 jul. 2025.

MARTINEZ, L. Yana de L. Transmídia storytelling: midialidade, crescimento, narrativa e o storytelling de um herói através das mídias. Terra roxa e outras terras: revista de estudos literários, v. 45, n. 1, p. 42–56, 2025. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/50644/52316 Acesso em: 29 jul. 2025.

MARTINEZ, L. Yana L. Media dimensions: comparing storytelling across literature, cinema and videogame. European journal of literature, language and linguistics studies, v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/y499txd7. Acesso em: 29 jul. 2025.

MARTINEZ, L. Yana de L. Transmedia storytelling: new concept, new possibilities In: Moreira, Maria E. R. et al. Intermídias, transmídias e estudos culturais (Org.). Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2021.

MCLUHAN, Herbert Marshall. Understanding media: the extensions of man. Berkeley: Gingko Press, 2013.

PHILLIPS, Andrea. A creator’s guide to storytelling transmedia. New York: McGraw-Hill, 2012.

PUCHNER, Martin. O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIOT GAMES. League of Legends – Morgana. Disponível em: https://www.leagueoflegends.com/pt-br/champions/morgana/. Acesso em: 29 jul. 2025.

RIOT GAMES. Lux: Issue 2. In: Universe – League of Legends. Disponível em: https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/comic/lux/issue-1/0/. Acesso em: 29 jul. 2025

RIOT GAMES. Still Here | Season 2024 Cinematic – League of Legends (ft. Forts, Tiffany Aris, and 2WEI). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZHhqwBwmRkI&list=RDZHhqwBwmRkI&start_radio=1. Acesso em: 29 jul. 2025.

RIOT GAMES. The Mageseeker – A League of Legends Story. Disponível em: https://www.themageseeker.com/pt-br/. Acesso em: 29 jul. 2025.

RIOT GAMES; FORTICHE PRODUCTION. Arcane. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81435684 Acesso em: março 2025

Downloads

Publicado

2025-12-20

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 1

Como Citar

DUARTE, Euller Ochoa; MARTINEZ, Lis Yana De Lima. ESTRATÉGIAS NARRATIVAS EM UM UNIVERSO TRANSMIDIÁTICO, UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM MORGANA DE LEAGUE OF LEGENDS. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 49–67, 2025. DOI: 10.59616/cehd.v3i9.2751. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2751. Acesso em: 21 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)