ESTRATÉGIAS NARRATIVAS EM UM UNIVERSO TRANSMIDIÁTICO, UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM MORGANA DE LEAGUE OF LEGENDS
DOI:
10.59616/cehd.v3i9.2751Palavras-chave:
Transmídia, Narrativa, League of Legends, Morgana, MídiasResumo
O presente artigo analisa a personagem Morgana, do universo ficcional de League of Legends, sob a perspectiva das narrativas transmidiáticas. A investigação parte da noção de storyworld e das dimensões midiáticas propostas por Martinez, articulando teoria e prática para compreender como a personagem é construída e reconfigurada em diferentes mídias — jogo-base, histórias em quadrinhos, cinemáticas, contos literários e jogos derivados. A partir de uma abordagem qualitativa e analítico-interpretativa, examinam-se as especificidades narrativas, estéticas e estruturais que contribuem para a ampliação e o aprofundamento da identidade de Morgana, revelando-a como figura de complexa dualidade moral e simbólica. Os resultados indicam que a trajetória transmidiática da personagem fortalece a coesão e a profundidade ontológica do universo de Runeterra, ao mesmo tempo em que exemplifica o potencial do transmedia storytelling como estratégia de expansão narrativa e de engajamento estético e emocional.
Referências
BOBANY, Arthur. Video game arte. Teresópolis: Novas Ideias, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.
JUUL, Jesper. Half-Real: videogames entre regras reais e mundos ficcionais. São Paulo: Blucher, 2019.
LARIAN STUDIOS. Baldur’s gate 3. Disponível em: https://baldursgate3.game/. Acesso em: 29 jul. 2025.
MARTINEZ, L. Yana de L. Transmídia storytelling: midialidade, crescimento, narrativa e o storytelling de um herói através das mídias. Terra roxa e outras terras: revista de estudos literários, v. 45, n. 1, p. 42–56, 2025. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/50644/52316 Acesso em: 29 jul. 2025.
MARTINEZ, L. Yana L. Media dimensions: comparing storytelling across literature, cinema and videogame. European journal of literature, language and linguistics studies, v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/y499txd7. Acesso em: 29 jul. 2025.
MARTINEZ, L. Yana de L. Transmedia storytelling: new concept, new possibilities In: Moreira, Maria E. R. et al. Intermídias, transmídias e estudos culturais (Org.). Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2021.
MCLUHAN, Herbert Marshall. Understanding media: the extensions of man. Berkeley: Gingko Press, 2013.
PHILLIPS, Andrea. A creator’s guide to storytelling transmedia. New York: McGraw-Hill, 2012.
PUCHNER, Martin. O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RIOT GAMES. League of Legends – Morgana. Disponível em: https://www.leagueoflegends.com/pt-br/champions/morgana/. Acesso em: 29 jul. 2025.
RIOT GAMES. Lux: Issue 2. In: Universe – League of Legends. Disponível em: https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/comic/lux/issue-1/0/. Acesso em: 29 jul. 2025
RIOT GAMES. Still Here | Season 2024 Cinematic – League of Legends (ft. Forts, Tiffany Aris, and 2WEI). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZHhqwBwmRkI&list=RDZHhqwBwmRkI&start_radio=1. Acesso em: 29 jul. 2025.
RIOT GAMES. The Mageseeker – A League of Legends Story. Disponível em: https://www.themageseeker.com/pt-br/. Acesso em: 29 jul. 2025.
RIOT GAMES; FORTICHE PRODUCTION. Arcane. Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/81435684 Acesso em: março 2025
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 1