Notas sobre o Kléos na Ilíada e Odisseia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.37

Palavras-chave:

Ensaio, Kleos, Odisseia

Resumo

Este ensaio foi elaborado a partir da reflexão que enlaça a Literatura Clássica: Poesia Homérica, que tem como tema: a representação do kléos na Ilíada e Odisseia. Como suporte teórico foi utilizado três textos: “As relações entre retorno e glória na Odisséia” de Adriane da Silva Duarte, “A ambigüidade do kléos na Odisséia” de Christian Werner e “A bela morte e o cadáver ultrajado” de Jean-Pierre Vernant. Além desses, pesquisamos e selecionamos o artigo: “A identidade de Ulisses” de Trajano Vieira.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

É Pedagogo e Psicanalista. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: Educação em tempos de crise, Educação e autoridade; Ensino e transmissão; Subjetividade da criança autista nos espaços escolares. Atualmente é Editor da Revista Impressa Análises de discurso. 

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

dos Santos, D. M. A. de A. P. (2023). Notas sobre o Kléos na Ilíada e Odisseia. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 231–235. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.37

Edição

Seção

Ensaios