Matrix, metaverso e educação: estamos transcedendo para novos cenários formativos e digitais?

Autores

DOI:

10.59616/conehd.v1i01.83

Palavras-chave:

Metaverso, Cultura digital, Educação

Resumo

A tecnologia no contexto educacional é inegável e irreversível, assim como a vida humana, revelando diversos desafios na passagem do tempo. À vista disso, o artigo objetiva, a partir do compilado da história da internet, abordar os avanços tecnológicos até a ideia de metaverso, propagado como uma evolução da internet, possibilidade que discorre ser o futuro da humanidade, e tendo em conta o clássico Matrix (1999) como estratégia contextual e convergência da cultura digital. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, bem como o desenho descritivo e exploratório na incursão de “como [o] metaverso se insere na educação”. Reitera-se que, mais que uma compreensão de uma tecnologia na educação, é preciso caminhar na discussão de modelos para conhecimentos multidimensionais em estado transitório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Pâmela Guimarâes Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Educação na Amazônia /PGEDA (Polo UFT). Mestre em Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Especialista em Coordenação Pedagógica (Ufopa). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (Ufpa). Atualmente é professor consultor nível II da Universidade Paulista no Curso de Pedagogia e técnica administrativa em educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicação.Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, e Aprendizagem em Práticas Educacionais Abertas. E membro dos Grupos de Pesquisas: Oficinas em Cibercultura ( Officiber) e Rede Internacional de Escolas Criativas ( Riec).

Doriedson Alves de Almeida, Universidade Federal do Oested do Pará

Doutor em Educação pelo PPGE - FACED-UFBA (2011); Mestre em Educação PPGE/UFES(2004). Bacharel em Ciências Contábeis pela FACEC - Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (1991); Pós-graduado em Informática aplicada à educação pela PUC-MG, Engenharia da Informação e Orientação em EAD pela UFES. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE do ICED-UFOPA e no Centro de Formação Interdisciplinar - CFI - UFOPA. Atua como consultor em projetos para uso das TIC em processos de ensino e aprendizagem, gestão em educação e serviço público. Áreas de interesse: Educação; tecnologias de informação e comunicação; cibercultura; políticas públicas; softwares livres; inclusão social e digital; radiodifusão livre e comunitária

Downloads

Publicado

2023-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 930     PDF downloads: 719

Como Citar

GUIMARÂES PEREIRA, Ana Pâmela; ALVES DE ALMEIDA, Doriedson. Matrix, metaverso e educação: estamos transcedendo para novos cenários formativos e digitais?. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 67–90, 2023. DOI: 10.59616/conehd.v1i01.83. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/83. Acesso em: 15 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.