FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ALMAS-TO
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.77Palavras-chave:
TDIC, Ferramentas Digitais, Interação, Ensino Básico.Resumo
O presente artigo tem como objetivo caracterizar o uso das (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) TDIC pelos professores do colégio estadual Dr. Abner Araújo Pacini na cidade de Almas-TO. Nossa abordagem de pesquisa é a qualitativa, o instrumento de obtenção de dados foi a entrevista e usou-se o método combinação de padrões para a análise dos dados. Nossos resultados constatam que os docentes da referida escola usam as tecnologias digitais como ferramentas educacionais de ensino-aprendizagem, das quais, no período pandêmico foram adaptadas, da aula física à videoaula, tendo um uso instrucionista no processo educativo, nos qual o professor pelo seu sentimento de ansiedade e angústia, tanto pelo contexto pandêmico, quanto pelo uso de tecnologia escolhe reproduzir a aula no formato que já conhece, mesmo estando em outro espaço de interação.
Referências
ARRUDA, Heloisa Paes de Barros; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Da Angústia à Felicidade: Caminhos Tecnológicos de Professores na Pandemia. Revista Docência e Cibercultura - ReDoC, Rio de Janeiro, v. 5, n. 4, p. 24-50, dez./2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/60048. Acesso em: 28 jan. 2022.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da Ufsc, [s. l], v. 2, n. 1, p. 68-80, 01 jan. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 14 jan. 2022.
DICIO - Dicionário Online de Português. Ferramenta. Disponível em: https://www.dicio.com.br/ferramenta/. Acesso em: 28 jan. 2022.
DEMO, Pedro. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.
FRELLER, Michel; JUNQUEIRA, L. A. P. Ferramentas Inovadoras para a Mobilização de Recursos no Terceiro Setor. Revista Diálogos Interdisciplinares, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 76-104, jun./2013. Disponível em: https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/32/47. Acesso em: 28 jan. 2022.
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.
KENSKI , Vani Moreira. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas – SP. Papirus, 2007.
MARTÍNEZ, Silvia Libow; STAGER, Gary. Inventar para aprender. 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2019.
MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Novas Tecnologias na Educação: Reflexões Sobre Prática. Maceió – Edufal – 2002.
MORAN, José Manuel. Internet no ensino. Comunicação & Educação. V (14): janeiro/abril 1999, p. 17-26. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. 133p.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas – SP: Papirus, 2007.
PPP. Projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini: uma construção possível. Almas-TO: SEDUC-TO, 2021. p. 39-52.
PORVIR. Em 5 ou 10 anos, toda sala de aula será um fablab. Disponível em: https://porvir.org/em-5-ou-10-anos-toda-sala-de-aula-sera-um-fablab/. Acesso em: 28 jan. 2022.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277.
ROSATELLI, Luiz André Carrieri. Ateliê de Vídeo e Cultura Juvenil: um estudo de caso sobre aprendizagem e socialização de jovens urbanos de segmentos populares através das tecnologias do vídeo digital. 2007. 252f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SINKOVICS, Noemi. Pattern Matching in Qualitative Analysis. In: CASSELL, Catherine; CUNLIFFE, Ann; GRANDY, Gina. The SAGE Handbook of Qualitative Business and Management Research Methods. Thousand Oaks, Eua: Sage, 2018. Cap. 28. p. 468-485.