ESTUDO SOBRE HUMANIDADES DIGITAIS E OS DESAFIOS ASSOCIADOS AO RESPEITO À DIVERSIDADE E À PLURALIDADE DE IDEIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.856

Palavras-chave:

Humanidade digital, Informação, Produção da “verdade”

Resumo

O amplo uso das plataformas digitais tem apresentado desafios significativos para a democracia, especialmente durante as eleições presidenciais no Brasil. A formação de bolhas digitais e o aumento do extremismo de opiniões representam ameaças à coesão social, à tomada de decisões informadas e à construção identitária contrárias à diversidade sociocultural e à pluralidade de ideias. Assim, a análise se concentrou na formação de identidade, produção e disseminação de informações, destacando seus impactos na identidade social e pluralidade cultural. Para tanto, por meio de uma revisão bibliográfica e análise de conteúdo, observa-se que o papel dessas bolhas na formação de opiniões extremistas e a avaliação da inserção do bolsonarismo e do petismo nesse contexto representam apenas uma parte da polarização ideológica, racial e classista que o país enfrenta. Para mitigar esses desafios, é crucial promover uma educação crítica e reflexiva sobre a função e o uso das mídias sociais, tanto na escola quanto no cotidiano dos jovens e da sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati, UNISINOS/Doutorado em Educação

Doutor (2022) e Mestre (2018) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com apoio do Programa de Excelência Acadêmica/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROEX/CAPES) - bolsas integrais. Licenciado em História (2013) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com apoio do Programa Universidade Para Todos (ProUni) - bolsa integral - e Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2023). Atualmente, integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq/UNISINOS). Áreas de interesse: Educação e História, com ênfase nos Estudos de Políticas de Currículo, Políticas Educacionais, Ensino e Aprendizagem e Gestão educacional sob a perspectiva da História do Tempo Presente e História da Educação. Temas de interesse: Formação para o mundo do trabalho e geração de renda, neoliberalismo, meritocracia, flexibilização de si e responsabilidade individual (flexi/responsabilização), itinerários formativos, relações de ensino e aprendizagem entre professor e estudante, bem como o exercício e práxis docente e a formação discente na Educação Básica - Etapa: Ensino Médio. E-mail: audreipizolati@gmail.com -- ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Audrei-Pizolati -- LinkedIn: linkedin.com/in/audrei-rodrigo-da-conceição-pizolati-058837257

Referências

ANÇANELLO, Juliana Venancio; CASARIN, Helen de Castro Silva; FURNIVAL, Ariadne Chloe. Competência em Informação, fake news e desinformação: análise das pesquisas no contexto brasileiro. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 1-24, 2023 https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.125782.

BEHAR, Patricia Alejandra. Competências conceito, elementos e recursos de suporte, mobilização e evolução. In: BEHAR, Patricia Alejandra (org.). Competências

BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos Humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. et al. (Org.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 344.

CESARINO, Letícia. Pós-Verdade e a Crise do Sistema de Peritos: uma explicação cibernética. Ilha, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 73-96, Nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2021.e75630.

CORRÊA, Elisa; CUSTÓDIO, Marcela. A informação enfurecida e a missão do bibliotecário em tempos de pós-verdade: uma releitura com base em Ortega y Gasset. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 197-214, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/777/1043. Acesso em: 04 jan. 2024.

COSTA; Bárbara; DUQUEVIZ, Sandra; PEDROZA, Regina. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. V. 19, N. 3, p. 603-610, Set./Dez 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912.

em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 20-39.

FAGUNDES et al. Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 16, n. 1, p. 1-17. Dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0027.

FUCKS, Mário, MARQUS, Pedro Henrique. Polarização e contexto: medindo e explicando a polarização política no Brasil. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, vol. 28, nº 3, p. 560-593, set.-dez., 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-01912022283560.

CROCHÍK, José León. Preconceito, indivíduo e sociedade Temas psicol. Ribeirão Preto, v..4 n. 3, p. 47-70, dez. 1996. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000300004. Acesso em: 09 mar. 2024.

KENSKI, Ivani M. Cultura Digital. In: MILL, Daniel. Dicionário crítico de Educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 139-144.

KRAMSCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira* / Culture in Foreign Language Teaching. Bakhtiniana, São Paulo, v. 12, v. 3, p. 134-152, Set./Dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2176-457333606.

MACHADO, Hilka Vier. A Identidade e o Contexto Organizacional: Perspectivas de Análise Perspectivas de Análise Perspectivas de Análise, Rev. adm. contemp. São Paolo, V.1, n. 1. P. 51-73, ago. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-6555200300050000

MOURA, Maria Aparecida. Ciência da Informação e humanidades digitais: mediações, agência e compartilhamento de saberes. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.24, número especial, p.57-69, jan./mar.2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3893.

PERÉZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução de Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

QUADRADO, Jaqueline; FERREIRA. Ewerton. Ódio e intolerância nas redes sociais digitais. ESPAÇO TEMÁTICO: POLÍTICA, CIÊNCIA E MUNDO DAS REDES. R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 419-428, Set./Dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p419.

SCHERER, Suely; BRITO, Glaucia da Silva. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 53-77, Dez. 2014. (Edição Especial). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-406020140008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 dez 2023.

TIBURI, Márcia. Como conversar com um fascista. Rio de Janeiro: Record, 2016.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Pizolati, A. R. da C. (2024). ESTUDO SOBRE HUMANIDADES DIGITAIS E OS DESAFIOS ASSOCIADOS AO RESPEITO À DIVERSIDADE E À PLURALIDADE DE IDEIAS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 22–44. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.856