NEOLIBERALISMO, CAPITALISMO DE PLATAFORMA, TRABALHO IMATERIAL E A EMERGÊNCIA DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS E CRIADORES DE CONTEÚDO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.936

Keywords:

Digital influencers, Content creator, Neoliberalism, Immaterial labor, plataform capitalism

Abstract

This article investigates the conditions that led to the emergence of digital influencers and content creators in contemporary society. It involves a bibliographic research combined with a literature review on the subject, employing a genealogical approach inspired by Michel Foucault's second domain. The analysis encompasses technological transformations, political and economic changes, emphasizing the influence of neoliberal rationality, Immaterial Labor, and Platform Capitalism in the emergence of these individuals. It is concluded that these occupations, now professionalized, reflect the entrepreneurial logic and characteristics of the homo oeconomicus – the self-entrepreneur – highlighting the inherent precarization in the context of Platform Capitalism.

Author Biographies

Kamyla Stanieski Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) na linha de Estudos Culturais, Mestre em Educação (2020) (Bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na linha de Ciências, Currículo e Tecnologia e Licenciada em História (2017) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora de História e Sociologia pela 28º CRE/RS em Gravataí. Integra o GEPS - Grupo de Estudos em Promoção a Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (www.ufrgs.br/geps) e, também, o NECCSO - Nucleo de Pesquisa sobre Currículo, Cultura e Sociedade (UFRGS). Tem experiência em pesquisa acadêmica em Educação nas áreas de corpo, mídias sociais, gênero, saúde, Fat Studies e em Estudos Culturais. Desenvolveu pesquisa sobre movimento de autoaceitação corporal, corpo, representação, pedagogias culturais, ciberativismo e Fat Studies. Atualmente desenvolve pesquisa sobre influenciadores(as) digitais e produtores de conteúdo digital, redes sociais e empresariamento de si a partir da perspectiva teórica dos Estudos Foucaultianos e dos Estudos Culturais.

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Luterana do Brasil

Mãe e atuante na causa das mulheres na ciência. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2005, e junto à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em 2013. É, atualmente, Professora Associada III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS), desde 2017, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), desde 2019. É Líder do GEPS - Grupo de Estudos em Promoção da Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS), de 2012 a 2017. Foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente (PPGSCA/UFRGS), de 2007 a 2018. Foi Professora Visitante (2008) e Professora Colaboradora (2009-2010) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), em Portugal. E, de 2006 a 2013, foi Professora Convidada da Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), na Costa Rica. Atua, desde 2006, como Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em diferentes projetos, no Brasil e no exterior. Suas áreas de atuação são Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Promoção em Saúde. 

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Published

2024-04-29

How to Cite

Dias, K. S., & Rocha, C. M. F. (2024). NEOLIBERALISMO, CAPITALISMO DE PLATAFORMA, TRABALHO IMATERIAL E A EMERGÊNCIA DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS E CRIADORES DE CONTEÚDO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 62–82. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.936