O papel do professor como disseminador da nova pedagogia para a hegemonia

Autores

  • Fernanda Soares Rezende Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lajla Katherine Rocha Simião Colégio Progressivo; Colégio Integrado

Palavras-chave:

Professor, Hegemonia, Sociedade Civil, Gramsci

Resumo

O presente artigo objetiva trabalhar o papel angariado pelo professor na sociedade brasileira como intelectual de grande relevância no delineamento da nova pedagogia para a hegemonia, sobretudo no que diz respeito ao capitalismo neoliberal da Terceira Via, tendo em vista que o processo de ampliação da educação escolar representou um marco no desenvolvimento da política educacional brasileira dos anos de neoliberalismo. Essa ampliação ocorreu em consonância com o crescimento do número de professores, de modo que proporcionou ao debate educacional a incorporação de novas temáticas e interpretações. Esse fato colaborou para que o professor assumisse um papel primordial na disseminação dessa nova prática pedagógica. O recorte temporal deste artigo compreende o século XX, momento em que o projeto da hegemonia burguesa é gestado. No que concerne à decisão metodológica, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico.

Biografia do Autor

Fernanda Soares Rezende, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Goiás (PPGH-UFG). Mestre em História pela mesma universidade (2017). Especialista em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFG (2016). Graduada em História (licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás/UFG (2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2018). Possui experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História e História das Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Medicina, História de Goiás, História Social da Infância Goiana, Ensino de História, História da Educação, Estágio Curricular Supervisionado, Docência e Educação Profissional.

Lajla Katherine Rocha Simião, Colégio Progressivo; Colégio Integrado

Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2016-2018). Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás - IFG (2014-2016). Graduada e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2012/2). Atualmente, atua como professora de Literatura no colégios Progressivo e professora de Gramática no colégio Integrado, tendo atuado como professora universitária substituta no Instituto Federal de Goiás - IFG (2019 - 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Realizava pesquisas em Ecolinguística e pesquisava no Núcleo de Estudos de Imaginário e Ecolinguística (NELIM), cadastrado no CNPQ.

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Publicado

30.06.2017

Como Citar

Soares Rezende, F., & Katherine Rocha Simião, L. (2017). O papel do professor como disseminador da nova pedagogia para a hegemonia. Revista Tecnia, 2(1), 31–48. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/886

Edição

Seção

Educação e Ensino