VIÉS DE GÊNERO EM ALGORITMOS DE RECOMENDAÇÃO POLÍTICA

IMPACTOS NA EXPOSIÇÃO SELETIVA, FORMAÇÃO DE OPINIÃO E ENGAJAMENTO POLÍTICO FEMININO EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.1653

Palavras-chave:

Viés de gênero, Algoritmos de recomendação, Exposição seletiva, Desigualdade, Política digital

Resumo

A presente pesquisa investiga o viés de gênero em algoritmos de recomendação política e examina como esses algoritmos podem reproduzir ou amplificar desigualdades de gênero, influenciando a formação de opinião e engajamento político das pessoas. Com base em uma revisão da literatura existente, a pesquisa mostra que esses algoritmos podem levar a uma exposição seletiva a informações políticas com base no gênero, afetando percepções, atitudes e comportamentos políticos. Os resultados sugerem que os algoritmos perpetuam as disparidades de gênero no acesso a informações políticas, contribuindo para a sub-representação política feminina.

Biografia do Autor

Gabriela Andre, PROLAM USP

Graduada em Relações Internacionais, com experiência de quatro anos nas áreas de segurança corporativa/online e gestão de reputação. Atualmente, sou mestranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase na relação entre gênero e tecnologia. Minha pesquisa busca explorar as interações entre esses campos, focando em como as tecnologias emergentes impactam as dinâmicas de gênero na América Latina. Tenho interesse em entender e propor soluções para questões de inclusão digital, equidade e segurança de gênero no contexto latino-americano.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Andre, G. (2025). VIÉS DE GÊNERO EM ALGORITMOS DE RECOMENDAÇÃO POLÍTICA: IMPACTOS NA EXPOSIÇÃO SELETIVA, FORMAÇÃO DE OPINIÃO E ENGAJAMENTO POLÍTICO FEMININO EM PLATAFORMAS DIGITAIS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 97–115. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.1653

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