Resenha: PEDRETTI, Lucas. A transição inacabada: Violência de estado e direitos humanos na redemocratização. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. 316 p.

Autores

Palavras-chave:

Democracia, Direitos humanos, Ditadura, Brasil

Resumo

A transição da ditadura militar brasileira para a democracia se deu em meio à profusão das discussões sobre Direitos Humanos, tendo como figura chave o preso político, especialmente nas reivindicações pela anistia que marcaram o período. Em A transição inacabada, Lucas Pedretti discute os limites da aplicação do conceito de Direitos Humanos, e da própria transição democrática, para a população negra e periférica. Para isso, o historiador e sociólogo analisa a permanência da repressão e do arbítrio na violência policial nas favelas e, ainda, demonstra que o aparelho repressivo da ditadura não tem caráter de novidade, mas advém de estratégias já utilizadas na repressão às chamadas “classes perigosas” do Rio de Janeiro desde o início da república.

Biografia do Autor

Lavínia Izidoro Martins, UFRJ

Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolveu pesquisa na área de ditadura militar, memória e justiça de transição, defendendo a dissertação intitulada "'TERRA MANCHADA DE SANGUE': Ditadura militar e disputas de memória em torno da Usina de Cambaíba (Campos dos Goytacazes 2012 - 2023)". É atualmente doutoranda em História Social no Programa de Pós Graduação em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS - UFRJ) e bolsista CAPES. Durante a graduação, foi bolsista CAPES através do Programa de Residência Pedagógica/PIRP, exercendo atividades no Liceu de Humanidades de Campos seguindo a linha memória, patrimônio e ensino de História., além de ter atuado como pesquisadora no arquivo da instituição. Entre 03/2020 e 03/2021, atuou como mediadora de História no Pré-vestibular social da Fundação CECIERJ, no polo de Itaperuna. Vinculada ao Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM), segue desenvolvendo pesquisa na área de patrimônio, repressão e transição política no Brasil, tendo como objeto de estudo a disputa memorial pelo prédio do Antigo DOPS do Rio de Janeiro, antigo Palácio da Polícia Civil. É atualmente membro do corpo editorial da Revista Discente Ars Histórica, vinculada ao PPGHIS.

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

Martins, L. I. (2025). Resenha: PEDRETTI, Lucas. A transição inacabada: Violência de estado e direitos humanos na redemocratização. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. 316 p . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7). Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2115

Edição

Seção

Resenhas