MUSEUS E VISITANTES E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.226Palavras-chave:
Museu, Centros de patrimônio cultural, Visitantes, Tecnologia de informação e comunicação (TICs)Resumo
Museus e centros de patrimônio cultural ao redor do mundo têm exigido criatividade no desenvolvimento e modernização de suas atividades e de seu financiamento. Disso decorre uma ampliação do interesse do público que pode ampliar os recursos públicos e também atrair fontes adicionais provenientes de fundações, associações, doações privadas e outros meios. São cada vez mais numerosas as pesquisas sobre a relação entre essas instituições e seus visitantes, buscando identificar as formas de seu relacionamento com a sociedade, os diferentes interesses envolvidos e os tipos de pessoas que as acessam. Um grande número de museus de grande, médio e pequeno porte se interessam cada vez mais de conhecer e interagir melhor com seu público. A expansão da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no espaço museológico e cultural é evidente nas práticas de um crescente número de museus ao redor do mundo, abrindo caminho para a ideia de museus e instituições culturais sem paredes. No âmbito brasileiro, analisaremos esta tendência em relação ao Museu do Ipiranga, que foi recentemente reinaugurado, incorporando ideias e tecnologias que o aproxima cada vez mais com seu público.
Referências
DIAGNÓSTICO sobre a gestão e o financiamento dos museus brasileiros: compreendendo os aspectos administrativos, financeiros, de planejamento e de institucionalidade das instituições museológicas. Instituto Brasileiro de Museus, Ministério do Turismo, Expomus. Brasília: 2020. Disponível em: https://antigo.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/diagnóstico.pdf. Acesso em 20 fev. 2023.
FALK, John H., DIERKING, Lynn D. The Museum Experience. New York: Whalesback Books, 1992
HAYWARD, Alexander. Technology Museums in the United Kingdom. Technology and Culture, 1996, v. 37, n. 1, pp. 138-146.
HENDON, William S. The General Public's Participation in Art Museums: Visitors Differ from Non-Visitors, but Not as Markedly as Case Studies Have Indicated. The American Journal of Economics and Sociology, 1990, v. 49, n. 4, pp. 439-457.
HENDON, William S., COSTA, Frank, ROSENBERG, Robert Allan. The General Public and the Art Museum: Case Studies of Visitors to Several Institutions Identify Characteristics of Their Publics. The American Journal of Economics and Sociology, 1989, v. 48, n. 2, pp. 231-243.
JAFFRY, Shabbar, APOSTOLAKIS, Alexandros. Evaluating individual preferences for the British Museum. Journal of Cultural Economics, 2011, v. 35, n. 1, pp. 49-75.
LARCENEUX, Fabrice, CARO, Florence, KREBS, Anne. The Reaction of Visitors to Contemporary Art in a Classical Art Institution. A Louvre Museum Case Study. International Journal of Arts Management, 2016, v. 18, n. 2, pp. 4-13.
LEDSON, Alex. Como o Louvre conseguiu 10 milhões de visitas online em apenas dois meses. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/06/. Acesso em 21 fev. 2023.
LOPES, Rodrigo. Como é a gestão nos museus pelo mundo. GZH Cultura e Laser. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2018/09/como-e-a-gestao-nos-museus-pelo-mundo-cjml1jb0000eh01pipmbcgfmi.html. Acesso em 27 fev. 2023.
LOPES, Rodrigo. Como é a gestão dos museus pelo mundo. GZH Cultura e Lazer. 28 set 2018. Disponível em: << https://gauchazh.clicrbs.com.br/>>. Acesso em 25 fev. 2023.
LEDSON, Alex. Como o Louvre conseguiu 10 milhões de visitas online em apenas dois meses. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/06/. Acesso em 21 fev. 2023.
MATTOS, Tadeu Antonio. Pesquisa estima que metade da população mundial tem smartphones. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/220009-pesquisa-estima-metade-populacao-mundial-tem-smartphones.htm . Acesso em 26 fev. 2023.
PULH, Mathilde, MENCARELLI, Rémi. Web 2.0: Is the Museum–Visitor Relationship Being Redefined? International Journal of Arts Management, 2015, v. 18, n. 1, pp. 43-51.
ROCHA, Ivan E. Museu do Ipiranga Reinaugurado. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=UkSGuIt9HEw>. Acesso em 27 fev. 2023.
THELEN, David, ROSENTHAL, Ellen M. FRANCO, Barbara. Reflections on Experience: Listening to Visitors. History News, 2013, v. 68, n. 4, pp. 19-23.