DO BOM SELVAGEM AO WESTERN
A REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA DE PESSOAS INDÍGENAS NA SAGA ASSASSIN’S CREED
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2357Palavras-chave:
Assassin's Creed, Questão indígena, Usos do passado, EstereótiposResumo
O presente artigo, tem como objetivo analisar as representações históricas povos indígenas norte-americanos presentes na saga de jogos denominada como Assassin’s Creed. O intuito seria perceber se os estereótipos historicamente construídos pelos colonizadores europeus, e posteriormente perpetuados pelas grandes produções de Hollywood para a sociedade norte-americana, a respeito desses povos também estão presentes na franquia de jogos. A base metodológica utilizada para a construção desse artigo será a análise e a comparação dos personagens indígenas e eventos históricos do jogo com os principais estereótipos construídos a respeito desses grupos, com o intuito de perceber as semelhanças e diferenças entre o histórico de representação racista dos povos originários norte-americanos e os personagens indígenas da saga Assassin’s Creed.
Referências
AZEVEDO, M. Representação das Mulheres Indígenas em Quadrinhos: Identidades Imaginadas. Belo Horizonte: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
BENTO, C. O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BOYD, J. An Examination of Native Americans in Film and Rise of Native Filmmakers. Elon: Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, V. 6, N. 1, 2015. Disponível em: https://eloncdn.blob.core.windows.net/eu3/sites/153/2017/06/10BoydEJSpring15.pdf Acesso em: 10 out. 2025.
COLLINS, P. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment. New York: Routledge, 2000.
COLLINS, P.; BILGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020.
FIXICO, D. (org.). Rethinking American Indian History. Albuquerque: University of New Mexico, 1997.
FIXICO, D. The Urban Indian Experience in America. Albuquerque: University of New Mexico, 2000.
KILOMBA, G. Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2018.
MIHESUAH. D. American Indians: Stereotypes and Realities. Atlanta: Clarity Press, 2009.
REIMER, S. Race Through Bella’s Eyes: Contending Racial Depicitions in New Moon and Eclipse. Provo: BYU’s Journal of Media Arts, 2015.
RIBEIRO, M. O Índio no Pica-Pau: Representação dos indígenas nos EUA do século XX. Itararé: Faculdades Integradas de Itararé, 2017.
ROLLINS, P.; O'CONNOR, J. Hollywood's Indian: The Portrayal of the Native American in Film. Kentucky: University Press of Kentucky, 2003.
SACCHI, A. Mulheres Indígenas e Participação Política: A Discussão de Gênero nas Organizações de Mulheres Indígenas. Recife: Revista ANTHROPOLÓGICAS, v. 14, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23601. Acesso em: 10 ago. 2025.
SHAW, A. The Tyranny of Realism: Historical Accuracy and Politics of Representation in Assassin’s Creed III. Canadá: Loading - The Journal of the Canadian Game Studies Association, v.9, 2012. Disponível em: https://journals.sfu.ca/loading/index.php/loading/article/view/157. Acesso em: 10 ago. 2025.
SIMONIAN, L. Mulheres Indígenas Vítimas de Violência. Belém: Papers do NAEA, Universidade Federal do Pará, 1994.
VENANCIO, R. Protagonismo dos Índios Norte-Americanos nos Desenhos Animados de Walter Lanz. Porto Alegre: Espaço Ameríndio, v. 5, n. 1, 2011.
Fontes:
ASSASSIN'S CREED III REMASTERED. Direção: Alex Hutchinson. Produção: François Pelland. Roteiro: Corey May. Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Microsoft Windows. Barcelona, Espanha: Ubisoft, 2019.
ASSASSIN'S CREED IV: BLACK FLAG. Direção: Jean Guesdon, Ashraf Ismail e Damien Kieken. Produção: Martin Schelling. Roteiro: Darby McDevitt e Jill Murray. Plataformas: Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, Nintendo Switch, Microsoft Windows. Montreal, Canadá: Ubisoft, 2013.
ASSASSIN'S CREED ROGUE. Direção: Mikhail Lozanov, Spass Kroushkov e Martin Capel. Produção: Ivan Balabanov. Roteiro: Richard Farrese. Plataformas: Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, Microsoft Windows. Sofia, Bulgária: Ubisoft, 2014.