RELEVÂNCIA DOS JOGOS DIGITAIS EM METODOLOGIAS ATIVAS: MINECRAFT NO ENSINO TRANSDISCIPLINAR E MULTIMODAL NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.609Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Multiletramentos, Minecraft, Aprendizagem colaborativa, Língua PortuguesaResumo
Descrevemos ação desenvolvida com o jogo digital Minecraft, como recurso de ensino transdisciplinar e multimodal no contexto pós pandêmico. Fundamentamos a pesquisa na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para sequências didáticas (SD), na pedagogia dos multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e na educação para a autonomia (FREIRE, 1984). Realizamos uma pesquisa-ação, descritiva e interpretativa em uma SD com estudantes do 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual João da Silva Guimarães, em Silvanópolis (TO) no gênero memórias e no uso dos tempos verbais. Os estudantes criaram um mapa de Minecraft com um museu onde organizaram objetos e os descreveram em um livro a ser acessado na biblioteca do jogo. Cinco estudantes motivaram-se a criar um mapa com réplicas da escola no passado, no presente e no futuro, descrevendo-as para jogar. Apresentaram ao curso de Letras na Universidade Federal do Tocantins e ao conselho de classe da escola. A experiência trabalhou com diversas áreas do conhecimento gerando grande impacto na autonomia em uma aprendizagem colaborativa de todos.
Referências
ALBERNAZ, F. B. de, MARTINS DA SILVA, L. G., & Albernaz, V. B. de. Game Minecraft: uma abordagem sociocultural e digital. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais 1(01), 2023. p. 91–109. Disponível em: https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.92 Acesso em: 20/07/2023.
AMORIM, G.; CAPUCHINHO, A. C. 2. O uso do software HagáQuê e a literatura:
incentivando a leitura e a produção de textos multimodais no ensino médio. Fólio: Revista de Letras. V. 11, N. 2. Vitória da Conquista: 2019.
BARKLEY, E. F., CROSS, K. P., MAJOR, C. H. Collaborative learning techniques: a handbook for college faculty. Califórnia: Jossey-Bass editors, 2006.
BORTONI-RICARDO, S. M.. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 14/09/2022.
CARR, W; KEMMIS, S. Teoria critica de la enseñanza. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
GRUPO DE NOVA LONDRES (CANDEM et al.). Uma pedagogia dos multiletramentos: desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B.. Sequências Didáticas para o oral e para a escrita: apresentação de um procedimento. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95–128.
ENGEL. G. I. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba: Editora da UFPR. n. 16, p.181-191, 2000. Disponível em: http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_16/irineu_engel.pdf Acesso em: 30/07/2023
FRANCISCO, C. N. P.. Uso do Minecraft para a produção de contos. Garanhuns: Dissertação apresentada ao PROFLETRAS, da UFRPE.
FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P.. Letramentos. Campinas: UNICAMP, 2020.
MARGI EDUCATION. https://www.margieducation.com Acesso em: 30/07/2023.
MINECRAFT EDUCATION. https://education.minecraft.net/pt-pt. Acesso em 02/04/23
SILVA, D. A.; BRITO, F. A.; CUNHA, J. P. O.; BOMFIM, V. D. M.; DASSOLER, M. A importância dos jogos tecnológicos como metodologia de ensino. Trabalho de conclusão do curso fundamental. Silvanópolis: 2022a. Disponível em: https://1drv.ms/w/s!AuZdHMZ368gxh-s6Xel7wE29Nijvxw?e=onqgJ7 Acesso em: 30/10/2023.
SILVA, D. A.; BRITO, F. A.; CUNHA, J. P. O.; BOMFIM, V. D. M.; DASSOLER, M. A. Apresentação do mundo de Minecraft: Escola João da Silva Guimarães. Video para Trabalho de conclusão do curso fundamental. Silvanópolis: 2022b. Disponível em: https://youtu.be/5J5YYznYfv0 Acesso em: 31/07/2023.
TOCANTINS. Diretrizes Curriculares do Tocantins do Ensino Fundamental. Linguagens: língua portuguesa língua inglesa arte e educação física. Palmas: SEDUC, 2019. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/209818. Acesso em: 20/07/2023.
VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.