RELEVÂNCIA DOS JOGOS DIGITAIS EM METODOLOGIAS ATIVAS: MINECRAFT NO ENSINO TRANSDISCIPLINAR E MULTIMODAL NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.609

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Multiletramentos, Minecraft, Aprendizagem colaborativa, Língua Portuguesa

Resumo

Descrevemos ação desenvolvida com o jogo digital Minecraft, como recurso de ensino transdisciplinar e multimodal no contexto pós pandêmico. Fundamentamos a pesquisa na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para sequências didáticas (SD), na pedagogia dos multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e na educação para a autonomia (FREIRE, 1984). Realizamos uma pesquisa-ação, descritiva e interpretativa em uma SD com estudantes do 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual João da Silva Guimarães, em Silvanópolis (TO) no gênero memórias e no uso dos tempos verbais. Os estudantes criaram um mapa de Minecraft com um museu onde organizaram objetos e os descreveram em um livro a ser acessado na biblioteca do jogo. Cinco estudantes motivaram-se a criar um mapa com réplicas da escola no passado, no presente e no futuro, descrevendo-as para jogar. Apresentaram ao curso de Letras na Universidade Federal do Tocantins e ao conselho de classe da escola. A experiência trabalhou com diversas áreas do conhecimento gerando grande impacto na autonomia em uma aprendizagem colaborativa de todos.

Biografia do Autor

Maria Alcione Cavalcante, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Abi - Letras pela Universidade Federal do Tocantins(2022). Tem experiência na área de Letras

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Professora adjunta no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós Graduação em Letras da mesma universidade, orientando nas áreas de Formação de professores de línguas, em Tecnologias digitais e multiletramentos no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, em Leitura e escrita em ambientes digitais, bem como em Literatura e Imaginário (rito e mito e transformação social), especialmente em dramaturgia. Atua nas disciplinas de formação de professores em língua inglesa, em Literaturas modernas de língua inglesa e Ensino de Línguas e literaturas mediados pelas TDIC. Coordena o núcleo Pibid do curso de Letras da UFT desde 2018. Bacharel com Licenciatura em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado em Antropologia Social, ambos pelo Departamento de Antropologia Social também da FFLCH-USP com bolsa CNPq. Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) com bolsa CAPES, desenvolvendo pesquisa voltada para a dramaturgia irlandesa, especificamente para o ritual como índice de transformação social na obra de Brian Friel. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a utilização de recursos digitais durante a formação de professores de línguas e nas práticas literárias. Líder do grupo de pesquisas Tecnologias Digitais e Multimodalidade no Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas com registro no CNPq desde 2015.

Rafael Lisboa da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Língua portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Ex- Bolsista CAPES/PIBID- Núcleo de Língua Portuguesa. Atuou como tesoureiro do Centro Acadêmico de Letras Carolina Maria de Jesus. Foi Bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVIC), sediado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Desenvolve pesquisa na áreas da Linguística Aplicada e Literatura. Membro do Núcleo de Estudos Afro brasileiros da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Cavalcante, M. A., Capuchinho, A. C., & Silva, R. L. da. (2023). RELEVÂNCIA DOS JOGOS DIGITAIS EM METODOLOGIAS ATIVAS: MINECRAFT NO ENSINO TRANSDISCIPLINAR E MULTIMODAL NO CONTEXTO PÓS PANDÊMICO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 414–436. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.609

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História