MUKANDA TIODORA
A VOZ NEGRA EM CONFRONTO COM O MITO DA HARMONIA
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2432Palavras-chave:
História do Tempo Presente, História em Quadrinhos, Resistência Negra, Marcelo D’Salete, História do Brasil ImperialResumo
Este artigo analisa como Mukanda Tiodora, de Marcelo D’Salete, opera como narrativa gráfica e forma de produção de conhecimento histórico. A partir de pesquisa de mestrado, examino como elementos ficcionais e documentais representam experiências da população negra no Brasil Imperial, especialmente em São Paulo. A HQ evoca resistência, ancestralidade e luta contra a escravidão, tensionando silenciamentos históricos e iconografias oficiais. Destaco como enquadramentos, contrastes, ritmo visual e silêncios constroem subjetividades negras e uma memória insurgente. Argumento que a obra reinscreve o passado como campo de disputa no presente e afirma a arte como instrumento de crítica histórica, identidade e resistência antirracista.
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Fonte
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