TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE

UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DO GOVERNO LULA (2023-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2681

Palavras-chave:

Formação Docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Políticas Públicas de Educação, Política Nacional de Educação Digital, Estratégia Nacional de Escolas Conectadas

Resumo

O texto parte do pressuposto de que a educação brasileira se tornou um campo de disputas em torno das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e analisa as recentes políticas educacionais que tratam do tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza teórica e exploratória, do tipo documental, com ênfase no direcionamento da formação e atuação docente. Conclui-se que nos dois primeiros anos do Governo Lula III, houve pouca definição sobre a formação dos professores para uso das TDIC, inclusive para atendimento ao componente de Educação Digital. Posto isto, espera-se que o estudo colabore para a compreensão das dinâmicas de poder e interesses na implementação das TDIC e auxilie em novas pesquisas sobre os desafios da formação docente.

Biografia do Autor

Carla da Conceição Andrade, Instituto Federal de Sergipe

Estudante de Doutorado em Educação pela Universidade Tiradentes e de Graduação em Artes Visuais pela Uniasselvi. Licenciada em História (2008) e Mestre em Educação (2019) pela Universidade Federal de Sergipe. É especialista em Novas Tecnologias Educacionais pela Unit (2015). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Sergipe, tendo atuado como Assessora Pedagógica no Campus Tobias Barreto, entre 2016 e 2017. Atualmente, compõe o corpo técnico da Diretoria de Educação Profissional e Superior, órgão vinculado à Pró-reitoria de Ensino. Atuou como na Coordenadora Pedagógica do Programa EJA Integrada EPT, no Campus Poço Redondo. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/Unit). Integrante do Fórum Permanente da Educação de Jovens e Adultos de Sergipe e do Comitê Estadual de Educação do Campo de Sergipe. Possui experiência nas áreas de Formação de Professores, Currículo e Tecnologias Digitais na Educação.

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentrs

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística ? UFBA. Pós-doutorado em Educação Proped/UERJ - 2017 e pelo PPGE/UFBA 2022-2023. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-SE. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- UNIT. Diretora da Editora Universitária Tiradentes ? EDUNIT. Integrante do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021). Coordenadora Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (2020-2021). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2022-2024). Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Científica, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos temas: Divulgação Científica, Cibercultura, Educação e Comunicação, Cultura e Memória Edição e Produção Científica.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Andrade, C. da C., & Porto, C. de M. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DO GOVERNO LULA (2023-2024). Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 198–217. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2681

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