AXIOLOGIA DA AUTONOMIA DOS PESQUISADORES EDUCACIONAIS E SUAS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
VALORES ÉTICOS, POLÍTICOS E EPISTÊMICOS
DOI:
10.59616/cehd.v3i9.2761Palavras-chave:
Autonomia dos pesquisadores, Axiologia, Pesquisa em EducaçãoResumo
Neste estudo caracterizamos as relações axiológicas dos pesquisadores educacionais com a autonomia e com as tecnologias digitais, em seus processos de produção científica. Os procedimentos metodológicos basearam-se na Análise de Conteúdo dos relatos de pesquisadores, organizados em um instrumento analítico que desenvolvemos e dos valores apresentados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Dentre os resultados, caracterizamos as relações dos pesquisadores com a autonomia, sob o exercício de valores éticos, políticos e epistêmicos, como a objetividade e a imparcialidade, vinculados à liberdade e ao interesse deles para pensar e agir em atividades realizadas para elaborar artigos com o uso de Inteligência Artificial. Concluímos que a expressão de valores associados às práticas científicas e ao exercício da autonomia do pesquisador são elementos fundamentais para garantir a liberdade do pesquisador e o rigor e integridade científica em produções que envolvem o uso de tecnologias digitais. Finalizamos com considerações para a formação axiológica dos pesquisadores, e para estudos futuros.
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