Entrevista: Francisca Helena Gonçalves Vetorazo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2790

Palavras-chave:

Inclusão, Comunicação, Pedagogia, Digital, Sociedade

Resumo

Nesta entrevista concedida pela Profa. Dra. Helena Vetorazo para o pesquisador Carlos Batista se apresentam um panorama geral sobre a Educomunicação, a Media Literacy e o Letramento Midiático, destacando suas origens, especificidades, práticas e desafios em contextos nacionais e internacionais. Com isso se buscou esclarecer fundamentos, trajetórias históricas, políticas públicas e perspectivas transformadoras que os atravessam. O objetivo foi ressaltar a importância da colaboração entre diferentes agentes e instituições. Em síntese e ao longo de suas explanações a entrevistada evidencia não só a relevância educomunicacional como suas práticas interdisciplinares, críticas e socialmente engajadas, em diálogos tanto com a Media Literacy como o Letramento Midiático, demonstrando igualmente os avanços e desafios as consolidando como instrumentos transformadores de inclusão e resistência democrática.

Biografia do Autor

Francisca Helena Gonçalves Vetorazo, BRaS (Alemanha) e BRASA

Doutora e Mestra em Educação pelo PPGE-FE/Unicamp. Graduada em Ciências Sociais (FFLCH-USP), com licenciatura em Sociologia e História (FE-USP). Especialista em História, Cultura e Sociedade; Ensino de Geografia (PUC-SP); Ética, Valores e Saúde na Escola (UniVesp-USP); Novas Tecnologias na Educação e EaD (UNIDERP); e Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva (Faculdade Metropolitana/SP). Atuou como professora no Ensino Básico e Superior, coordenadora de área e diretora pedagógica. Atualmente, é diretora de projetos na Schultz Vetorazo, professora no Programa Primeiro Passo (governo federal Aquiraz/CE), integra o GEPEDISC (Unicamp), o BRaS (Alemanha), e o Grupo de Pesquisa Labhima

Carlos Batista, Universidade Paulista – SP

Doutorando em Comunicação (UNIP, 2024) com pesquisas voltadas às áreas da Educomunicação e da Inteligência Artificial; Mestre em Educação (UNIB, 2023); Autor de livros e coletãneas nas áreas da Educação e Comunicação, palestrante, orientador pedagógico, Tutor EaD de Polos EaD na cidade de São Paulo e grande São Paulo vinculados à Universidade Paulista (UNIP) desde 2017, tmembro do CPA (Comunidade de Professores Autores) e dos grupos de pesquisas MITECHIS (UFT-GO) e Narratopias: narrativas, temporalidades e Tecnologias da Comunicação (UNIP-SP). Dentre suas principais pós-graduações lato sensu, destacam-se: Redação e Oratória e Literatura Brasileira (Faculdade São Luís - SP), Docência do Ensino Superior (FMU - SP); Formação em Educação a Distância, realizada (UNIP - SP) e MBA em Marketing e Vendas (FMU (SP). Graduado em Pedagogia (pela FCE, 2022) com o artigo de conclusão de curso que discute a relação entre o docente na sala de avaliação, em Letras-Inglês (na UNIP em 2020) com o TCC voltado a pesquisa de Mídias Sociais e em Desenho Industrial (na FAAP em 1999) com o TCC Hidrogen Utility onde foi apresentado um projeto de carro com tecnologias a serem adotadas nas próximas décadas.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Vetorazo, F. H. G., & Batista, C. (2025). Entrevista: Francisca Helena Gonçalves Vetorazo . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8). https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2790

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.