Entrevista: Francisca Helena Gonçalves Vetorazo
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2790Palavras-chave:
Inclusão, Comunicação, Pedagogia, Digital, SociedadeResumo
Nesta entrevista concedida pela Profa. Dra. Helena Vetorazo para o pesquisador Carlos Batista se apresentam um panorama geral sobre a Educomunicação, a Media Literacy e o Letramento Midiático, destacando suas origens, especificidades, práticas e desafios em contextos nacionais e internacionais. Com isso se buscou esclarecer fundamentos, trajetórias históricas, políticas públicas e perspectivas transformadoras que os atravessam. O objetivo foi ressaltar a importância da colaboração entre diferentes agentes e instituições. Em síntese e ao longo de suas explanações a entrevistada evidencia não só a relevância educomunicacional como suas práticas interdisciplinares, críticas e socialmente engajadas, em diálogos tanto com a Media Literacy como o Letramento Midiático, demonstrando igualmente os avanços e desafios as consolidando como instrumentos transformadores de inclusão e resistência democrática.