Get Your Money, Black Man: Blackness Representations in “Formation” (2016), by Beyoncé and “This Is America” (2018), by Childish Gambino, Under Capitalist Realism Perspective

Authors

Keywords:

Blackness, Realism capitalist, Semiotic, Childish Gambino, Beyoncé

Abstract

The following research had as main objective to analise, under Fisher’s (2020) Capitalist Realism, the blackness representations in late capitalism, presented in “Formation” (2016), by Beyoncé, and “This is America” (2018), by Childish Gambino, considerated resistence hymns for the worldwide black communities. The metodology are guided by the french-ligned Greimasian Semiotics Theory, bias Barros (2005) studies. As Results, have been obtained that the music builten-up narratives in which the purchasing power are not only a guiding factor, but are too a undoubtably indispensable to this Community survival, that needs to adapt to the white-american dream, oblite to consumn and to flaunt their luxuous habits, establishing some kind of validation in the late capitalism context. As final considerations, are pointed that this is the negro vengeance over the white folk: the domination of the social spheres occur through the flaunting-over of one pattern of life that few might have. That said, this become a unnecessary doing, considering that the racismo keeps recreating itself daily, not being settled by the individuous purchasing power. The opressive racism don’t distinguish social classes.

Author Biographies

Yasmine Louro, UFPI

Atua como professora efetiva de inglês da Educação Básica pelo Governo do Estado do Tocantins desde 2024. Doutoranda em Letras, com concentração em Literatura, com linha de pesquisa em Literatura, cultura e sociedade, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Letras, com linha de pesquisa em Teoria, Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Literatura em Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís. Pós-graduanda em Ensino de Língua e Literatura pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas da UEMASUL, O GEPLALA, e o Grupo de Estudos em História e Literatura da PUC-Minas, o GEHISLIT. 

Ybsen Louro, UEMASUL

Graduando do 7 período de História Licenciatura na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Desenvolveu Programa de Iniciação à Docência PIBID na cidade de Imperatriz-MA intitulado "Aulas práticas na iniciação à docência em História" no biênio 2022-2024. 

Diana Barreto Costa, UEMASUL

Professora Associada I, lotada no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), no Campus de Imperatriz. É Diretora do Curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas. É Coordenadora Geral do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão. É Advogada. Graduou-se em Letras, pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz CESI/UEMA (1994), fez Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho - IPLAC (1999) cujo título foi revalidado pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e fez Doutorado em Ciencias de la Educacion pela Universidad del Norte (UNINORTE), em 2008. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: GEPLALA Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas e o Grupo de Estudos em PráticasEducativas e Formação de Professores (GEPEFP).Tem experiência na área de Letras, Educação e Metodologia da Pesquisa Científica, ministrando aulas e desenvolvendo pesquisas sobre as seguintes temáticas: Letras, ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação docente, Literatura anglófona, Ensino Médio, Estágio Supervisionado de Língua inglesa, Educação, Direitos Humanos, Letramentos, políticas públicas de educação, escola pública e qualidade na educação.

References

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Published

2024-11-16

How to Cite

Louro, Y., Louro, Y., & Barreto Costa, D. (2024). Get Your Money, Black Man: Blackness Representations in “Formation” (2016), by Beyoncé and “This Is America” (2018), by Childish Gambino, Under Capitalist Realism Perspective. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 278–302. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/1792