GET YOUR MONEY, BLACK MAN: REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE EM “FORMATION” (2016), DE BEYONCÉ E “THIS IS AMERICA” (2018), DE CHILDISH GAMBINO, SOB A PERSPECTIVA DO REALISMO CAPITALISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1792

Palavras-chave:

Negritude, Realismo capitalista, Semiótica, Childish Gambino, Beyoncé

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do Realismo Capitalista de Fisher (2020), as representações da negritude no capitalismo tardio, presentes em Formation (2016), de Beyoncé, e This is America (2018), de Childish Gambino, consideradas hinos de resistência para a comunidade negra mundial. A metodologia será norteada pela Teoria Semiótica Greimasiana, de linha francesa, a partir dos estudos de Barros (2005). Como resultados, obteve-se que ambas as músicas constroem narrativas onde o poder aquisitivo é um elemento não apenas norteador, mas imprescindível para a sobrevivência dessa comunidade, nas quais precisa se adaptar ao conhecido e branco sonho americano, que os obriga a consumir marcas e a ostentar hábitos luxuosos a modo de estabelecer uma validação no contexto do capitalismo tardio. Como considerações finais, apontamos que é essa a vingança que os negros podem proporcionar aos brancos: a dominação das esferas sociais por meio da ostentação de um padrão de vida que poucos podem ter. É, entretanto, um alento irrisório, quando consideramos que o racismo se renova diariamente e não é amenizado em razão da quantidade de dinheiro que o indivíduo tenha no banco. O racismo é uma opressão que não faz distinção de classe.

Biografia do Autor

Yasmine Louro, UFPI

Atua como professora efetiva de inglês da Educação Básica pelo Governo do Estado do Tocantins desde 2024. Doutoranda em Letras, com concentração em Literatura, com linha de pesquisa em Literatura, cultura e sociedade, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Letras, com linha de pesquisa em Teoria, Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Literatura em Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís. Pós-graduanda em Ensino de Língua e Literatura pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas da UEMASUL, O GEPLALA, e o Grupo de Estudos em História e Literatura da PUC-Minas, o GEHISLIT. 

Ybsen Louro, UEMASUL

Graduando do 7 período de História Licenciatura na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Desenvolveu Programa de Iniciação à Docência PIBID na cidade de Imperatriz-MA intitulado "Aulas práticas na iniciação à docência em História" no biênio 2022-2024. 

Diana Barreto Costa, UEMASUL

Professora Associada I, lotada no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), no Campus de Imperatriz. É Diretora do Curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas. É Coordenadora Geral do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão. É Advogada. Graduou-se em Letras, pelo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz CESI/UEMA (1994), fez Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho - IPLAC (1999) cujo título foi revalidado pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e fez Doutorado em Ciencias de la Educacion pela Universidad del Norte (UNINORTE), em 2008. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: GEPLALA Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas e o Grupo de Estudos em PráticasEducativas e Formação de Professores (GEPEFP).Tem experiência na área de Letras, Educação e Metodologia da Pesquisa Científica, ministrando aulas e desenvolvendo pesquisas sobre as seguintes temáticas: Letras, ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação docente, Literatura anglófona, Ensino Médio, Estágio Supervisionado de Língua inglesa, Educação, Direitos Humanos, Letramentos, políticas públicas de educação, escola pública e qualidade na educação.

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Publicado

2024-11-16

Como Citar

Louro, Y., Louro, Y., & Barreto Costa, D. (2024). GET YOUR MONEY, BLACK MAN: REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE EM “FORMATION” (2016), DE BEYONCÉ E “THIS IS AMERICA” (2018), DE CHILDISH GAMBINO, SOB A PERSPECTIVA DO REALISMO CAPITALISTA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 278–302. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1792