GET YOUR MONEY, BLACK MAN: REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE EM “FORMATION” (2016), DE BEYONCÉ E “THIS IS AMERICA” (2018), DE CHILDISH GAMBINO, SOB A PERSPECTIVA DO REALISMO CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i6.1792Palavras-chave:
Negritude, Realismo capitalista, Semiótica, Childish Gambino, BeyoncéResumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do Realismo Capitalista de Fisher (2020), as representações da negritude no capitalismo tardio, presentes em Formation (2016), de Beyoncé, e This is America (2018), de Childish Gambino, consideradas hinos de resistência para a comunidade negra mundial. A metodologia será norteada pela Teoria Semiótica Greimasiana, de linha francesa, a partir dos estudos de Barros (2005). Como resultados, obteve-se que ambas as músicas constroem narrativas onde o poder aquisitivo é um elemento não apenas norteador, mas imprescindível para a sobrevivência dessa comunidade, nas quais precisa se adaptar ao conhecido e branco sonho americano, que os obriga a consumir marcas e a ostentar hábitos luxuosos a modo de estabelecer uma validação no contexto do capitalismo tardio. Como considerações finais, apontamos que é essa a vingança que os negros podem proporcionar aos brancos: a dominação das esferas sociais por meio da ostentação de um padrão de vida que poucos podem ter. É, entretanto, um alento irrisório, quando consideramos que o racismo se renova diariamente e não é amenizado em razão da quantidade de dinheiro que o indivíduo tenha no banco. O racismo é uma opressão que não faz distinção de classe.
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