INTEGRAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA TEORIA DA ATIVIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.303

Keywords:

Educação, Contemporaneidade, Teoria da atividade

Abstract

Este ensaio aborda a relação entre educação e sociedade, destacando a importância da escola como agente de desenvolvimento das funções psíquicas superiores dos estudantes, mediado pela cultura e conhecimentos acumulados ao longo da história. Enfoca-se a necessidade de compreender a escola como um espaço intencional para a formação de indivíduos capazes de agir em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, em meio a desigualdades sociais e econômicas que permeiam o mundo preexistente. Contudo, existe uma contradição entre essa concepção de escola como promotora do desenvolvimento integral e a visão que a considera apenas como preparatória para o mercado de trabalho, submetendo-a à lógica de acumulação mercantil. Nesse contexto, este trabalho se propõe a discutir o conhecimento teórico defendido pela teoria da atividade como objeto de aprendizado, sua articulação com a concepção de escola defendida por essa teoria, e como a educação se relaciona com as atuais políticas públicas de educação no cenário nacional.

Author Biographies

DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS, SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

É Pedagogo e Psicanalista. Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade USP/IEA. Sócio(a) da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Tem interesse em pesquisas educacionais fazendo intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: Educação em tempos de crise, Educação e autoridade; Ensino e transmissão; Subjetividade da criança com transtorno do Espectro autista nos espaços escolares. Atualmente é Editor da Revista Impressa Análises de discurso. 

Renan Antônio da Silva, UNESP

Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GEPECUMA - UNESP). Foi Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq (PDCR) - Nível C. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro da American Sociological Association (ASA), fundado em 1905 (EUA). Foi Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Editor - Chefe do Journal of Law, Public Policies, and Human Sciences. Membro do Conselho Editorial da Mental Health Human Resilience International Journal. Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Editor na Diversitas Journal (UNEAL) - Qualis B2. Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da UFRS. Pesquisador Colaborador na Researcher in LGBT and Allies Harvard Medical Students (LAHMS). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Presidente de Comitê de Ética. Membro de Assessoramento em Agências de Fomento. Foi Consultor na UNESCO. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 150 artigos científicos, capítulos de livros, 20 livros e organizou outras 8 obras. Recebeu diversos prêmios e honrarias. Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Foi Membro da ANPED. Foi Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Membro da Associação Brasileira de Educação - ABE (Rio de Janeiro). Avaliador Ad Hoc em mais de 30 revistas científicas nacionais e internacionais. Principais interesses em suas pesquisas e publicações: inclusão escolar, políticas públicas, educação especial, formação docente, preconceito em sala de aula e BNCC. Publica ao lado de Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz), Pedro Demo (UnB), Zimbardo (Stanford), Cialdini (Arizona), etc.

References

DOS SANTOS, D. M. A. de A. P.; NUNES, H. C. B.; DE SOUZA, M. J.; DA SILVA, L. P. P. Subjetividad y enseñanza en la educación inclusiva desde una comunidad del norte de Brasil. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 2163–2178, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.5-012. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/614

CEDRO, Wellington Lima; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; ROSA, Josélia Euzébio da. A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática. Ciência & Educação, v. 16, n. 2, p. 427-445, 2010.

KUENZER, A. Z. A relação entre a teoria e a prática em face das mudanças ocorridas no mundo do trabalho. Conferência de abertura do V Seminário Prograd. Temática: Estágio Curriculares: Significado na Educação Profissional, PUC Minas, Belo Horizonte, 3 e 4 de dezembro, 2004b.

MAYORAL, M.R.P. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vasquez. In: Boron. Atílio A.; Amadeo, Javier; González, Sabrina (Orgs.) A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. São Paulo: Expressão popular, 2007.

MOURA, M. O. de; ARAÚJO, E. S.; MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RIBEIRO, F. D. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan/abr. 2010.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, ed. 15, 2003.

RUBTSOV, V. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, C.; BEDNARZ, N.; ULANOVSKAYA, I. (org.). Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas social e construtivista da escola russa e ocidental. Editora Artes Médicas, Porto Alegre, 1996.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999.

VÁZQUEZ, A.D. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

Published

2023-12-06

How to Cite

SANTOS, D. M. A. D. A. P. D., & Silva, R. A. da. (2023). INTEGRAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA TEORIA DA ATIVIDADE. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 561–573. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.303