O Ensino de Ciências/Química na Educação Infantil:

em foco "os materiais"

Autores

  • Bárbara Beatriz Moreira do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Lidiane de Lemos Soares Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino de química, Educação Infantil

Resumo

De modo geral, compreendemos que todos os indivíduos precisam aprender ciências para o exercício da cidadania, o que se aplica especialmente às crianças na medida em que elas demonstram uma curiosidade sobre os fenômenos que ocorrem à sua volta e sentem uma necessidade de explicações sobre esses fatos. O presente trabalho é parte de uma pesquisa-ação desenvolvida como trabalho de conclusão de curso em um instituto federal no ano de 2016 com o objetivo de avaliar a intervenção pedagógica de uma licencianda em Química, realizada na educação infantil sobre o tema “materiais e suas transformações”. A pesquisa foi desenvolvida por meio de duas aulas com crianças de 5 anos, nas quais foram coletados dados por meio de diário de campo e registro em áudio. Como resultado, observou-se que as crianças dessa faixa etária conseguem desenvolver ideias iniciais sobre a matéria que favorecem a compreensão de fenômenos químicos. Nesse sentido, apontamos que é possível introduzir conceitos químicos na educação infantil, de modo que possam fomentar a curiosidade e a criatividade das crianças, além de contribuir para o processo de argumentação delas.

Biografia do Autor

Bárbara Beatriz Moreira do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Pós graduada em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás, Química Licenciada pelo Instituto Federal de Goiás e Técnica em Química Industrial pelo SENAI Roberto Mange. Atualmente é pesquisadora no núcleo de estudos e pesquisas sobre o Homem e a Educação Profissional Tecnológica (PANECÁSTICA), grupo no qual se dedica a leituras, estudos, pesquisas e produção acadêmica sobre as relações entre a Gestão e Organização do trabalho pedagógico na EPT, os princípios e as concepções da Educação Profissional e Tecnológica.

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutora em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Federal de Goiás, Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis e membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do mesmo campus. Está enquadrada como Pesquisadora na Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, no Panecástica - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional Tecnológica (IFG-Anápolis) e no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (UFG). Atua com pesquisas em temas como Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências/Química; Educação Inclusiva no Ensino de Ciências/Química e Ensino de Química para Surdos.

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Publicado

28.12.2018

Como Citar

Beatriz Moreira do Nascimento, B., & de Lemos Soares Pereira, L. (2018). O Ensino de Ciências/Química na Educação Infantil:: em foco "os materiais". Revista Tecnia, 3(2), 107–128. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/915

Edição

Seção

Educação e Ensino