O Ensino de Ciências/Química na Educação Infantil:
em foco "os materiais"
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ensino de química, Educação InfantilResumo
De modo geral, compreendemos que todos os indivíduos precisam aprender ciências para o exercício da cidadania, o que se aplica especialmente às crianças na medida em que elas demonstram uma curiosidade sobre os fenômenos que ocorrem à sua volta e sentem uma necessidade de explicações sobre esses fatos. O presente trabalho é parte de uma pesquisa-ação desenvolvida como trabalho de conclusão de curso em um instituto federal no ano de 2016 com o objetivo de avaliar a intervenção pedagógica de uma licencianda em Química, realizada na educação infantil sobre o tema “materiais e suas transformações”. A pesquisa foi desenvolvida por meio de duas aulas com crianças de 5 anos, nas quais foram coletados dados por meio de diário de campo e registro em áudio. Como resultado, observou-se que as crianças dessa faixa etária conseguem desenvolver ideias iniciais sobre a matéria que favorecem a compreensão de fenômenos químicos. Nesse sentido, apontamos que é possível introduzir conceitos químicos na educação infantil, de modo que possam fomentar a curiosidade e a criatividade das crianças, além de contribuir para o processo de argumentação delas.
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