Sobre a Pedagogia Musical – Theodor W. Adorno
Palavras-chave:
Theodor Adorno, Pedagogia Musical, TraduçãoResumo
Apresentamos a tradução de um texto sobre pedagogia musical de Theodor W. Adorno. Trata-se de uma raridade no campo do ensino de música. Nesse texto Adorno aborda questões consideradas essenciais sobre o ensino da arte musical: o objetivo e finalidade da pedagogia musical, a relevância da escolha de obras de elevado nível artístico, a valorização do piano e da voz nesse processo e ainda pontuações críticas a abordagens pedagógicas equivocadas. O autor apresenta aspectos dialéticos da pedagogia musical que, ao buscar processos para o ensino da arte, pode “tornar-se fim em sim mesma”. O objetivo principal da reflexão, apresentada por Adorno, é levar os estudantes “a distinguir qualidades e níveis e, em virtude da precisão da intuição sensível, a perceber o componente intelectual que determina o conteúdo de cada obra de arte”. Para o autor, a educação musical deve se elevar ao nível musical, trabalhando com obras de qualidade em seu processo de formação. Adorno entende que, “o caminho é único, o do conhecimento musical imanente: aprender a penetrar intelectualmente em cada obra, de uma forma segundo a qual a totalidade de sua manifestação sonora se constitui em uma estrutura intelectual”. Possibilitando assim, que os estudantes possam compreender os conteúdos das obras musicais assim como são apresentados.
Referências
ADORNO, Theodor W. Zur musikpädagogik (1957). In: Dissonanzen: musik in der verwarteten Welt. 7. Aufl. – Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1991. p. 102-119.
ADORNO, Theodor W. Sobre la pedagogía musical. In: (trad. esp.: Disonancias introducción a la sociología de la música, Madrid: Akal, 2009. p.110-127.
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