Contribuições da Esquizoanálise para se pensar as mudanças no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Matusalém de Brito Duarte matusalem@cefetmg.br
    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Vandeir Robson da Silva Matias vandeir@cefetmg.br
    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Mundo do trabalho, Esquizoanálise

Resumo

Este artigo teórico tem como objetivo problematizar as mudanças no mundo do trabalho apontando caminhos para a criação de dispositivos/estratégias didáticas para se abordar a temática do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando teóricos da Esquizoanálise, pesquisadores que trabalham com a temática do trabalho e processos de subjetivação em diálogo com a prática dos autores em sala de aula. Concluímos que vários efeitos e ressonâncias do capitalismo na subjetividade, têm passado pela adesão e assujeitamento como autonomia e liberdade, potencializando, porém, a reprodução do capital de forma assimétrica. O uso de conceitos como rizoma-árvore, molar-molecular, segmentaridades e ressonância pode potencializar a criação de dispositivos para a abordagem do biocapitalismo, dataísmo, trabalho material e flexível.

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Biografia do Autor

Matusalém de Brito Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na linha de Intervenções clínicas e sociais, com pesquisa acerca das políticas públicas em educação em Minas Gerais e as tecnologias de subjetivação docente. Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Desenvolve pesquisas na área de educação, em temáticas relacionadas ao trabalho docente, às políticas públicas e aos processos de subjetivação. Desenvolve um trabalho interdisciplinar entre Psicologia e Geografia acerca dos processos de territorialização e da relação entre capitalismo e os processos de subjetivação. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no CEFET-MG. Professor de Geografia dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG.

Vandeir Robson da Silva Matias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professor titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Possui Graduação em Geografia pelo IGC/UFMG, Graduação em Estatística e Ciências econômicas pela UAM, é especialista em Estatística aplicada pelo ICEX/UFMG, possui Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou Residência Pós-Doutoral no IGC/UFMG. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas na áreas de Geografia econômica, cidades inteligentes, Educação profissional e tecnológica e Planejamento urbano e ambiental.

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Publicado

30.06.2020

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Como Citar

DE BRITO DUARTE, Matusalém; ROBSON DA SILVA MATIAS, Vandeir. Contribuições da Esquizoanálise para se pensar as mudanças no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Tecnia, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 13–35, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/977. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Educação e Ensino

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